top of page

O que a sua empresa deve fazer para garantir a segurança do trabalho?

A segurança do trabalho é fundamental para as empresas de todos os portes e segmentos. Isso porque ela garante a qualidade de vida de todos os funcionários e, além disso, visa um ambiente de trabalho seguro e livre dos riscos de acidentes de trabalho.


Consequentemente, esses fatores influenciam diretamente no bem-estar e na qualidade de vida de todos os colaboradores, que se tornam mais focados e produtivos em suas atividades diárias.


Não só isso, a segurança do trabalho também garante que a empresa evite processos jurídicos, que impactam de forma negativa a imagem que toda a instituição construiu ao longo do tempo, além de poder gerar inúmeros prejuízos financeiros.


Por fim, também há a questão do afastamento por questões médicas, que atrapalham bastante o desempenho da empresa.


A seguir, mais sobre a segurança do trabalho e o que a empresa pode fazer para garanti-la.


Como garantir a segurança no trabalho?


Para preservar as medidas de segurança do trabalho dentro da empresa, existem algumas dicas importantes:


1. Estar atento à legislação


O dever de cada setor é estar sempre atento a todas as Normas Regulamentadoras, evitando acidentes nos locais de trabalho e multas aplicadas pelo Ministério da Economia. Também é muito importante notar que o não cumprimento dessas normas causa graves prejuízos tanto aos colaboradores quanto às máquinas e equipamentos do local.


2. Criar uma lista de tarefas a serem cumpridas


Para garantir as devidas condições de trabalho da empresa, é importante fazer um checklist para controlar a manutenção dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Dessa forma, fica mais fácil o monitoramento de todos os processos e sua ordenação.


3. Investir em softwares de gestão


Para agilizar toda a monitoração do ambiente de trabalho, existem softwares de gestão para acompanhar todas as etapas do processo e verificar a implantação das medidas de segurança referentes à SST (Saúde e Segurança do Trabalho).


Alguns desses softwares possuem, inclusive, programas de controle médico que podem acompanhar o status de atestados de saúde recebidos por cada colaborador.


4.Realizar diversos tipos de treinamento


Os treinamentos são essenciais para envolver todos os colaboradores em questões relacionadas às doenças ocupacionais, uso correto de EPIs, normas de segurança e outros assuntos.


Além disso, é importante que os treinamentos não sejam realizados apenas durante a contratação do funcionário, mas, pelo contrário, de forma constante, para acrescentar e renovar os conhecimentos.


5. Implantação de uma comissão interna de prevenção de acidentes


Muitos programas como a comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) podem ajudar substancialmente a empresa, quando supervisionados por um técnico ou engenheiro de segurança, por exemplo. Nesses programas, pode-se promover uma série de palestras e informações gerais sobre segurança e prevenção de riscos.


Por que a GRS+ Núcleo é a melhor escolha para garantir a Segurança do Trabalho?


A GRS+Núcleo possui uma equipe de Engenheiros de Segurança e Técnicos de Segurança do Trabalho altamente capacitados para lidar com as Normas Regulamentadoras. Para saber mais, leia os artigos no nosso blog ou entre em contato conosco.


Se você gostou desse artigo, não deixe de interagir nas nossas redes sociais!


936 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page