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  • fernandorusso9

Qual a importância da SST para sua empresa?

SST, ou Saúde e Segurança do Trabalho, é uma série de normas essenciais para toda a empresa e funcionários que possui o objetivo de prevenir acidentes e doenças ocupacionais.


Esse tema costuma estar sempre em alta porque as companhias têm percebido cada vez mais a importância de cuidar da saúde, segurança e integridade física e mental dos colaboradores, que, além de sentirem-se mais seguros e felizes, também se sentem mais motivados e, como consequência, mais produtivos.


O órgão responsável por regular a SST é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Sendo assim, a CLT, no artigo 162, determina que as normas expedidas por esse ministério estão obrigadas a manter serviços especializados em Medicina do Trabalho.


Neste artigo, saiba mais sobre a SST e a importância dela para a sua empresa.


Qual a importância da SST para a empresa?


Ainda segundo a legislação citada acima, a organização deve manter uma infraestrutura satisfatória e profissionais capacitados para acompanhar todas as ações relacionadas à segurança corporativa. Mas por que tudo isso é importante?


Entre 2012 e 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU), foram registradas aproximadamente 23 mil mortes no mercado de trabalho formal. Com essa informação, percebemos a importância de tomar medidas para diminuir esse número tão alarmante.


Ainda, ao ignorar as normas da SST, a empresa fica exposta a riscos para todos que lá atuam, além de receber multas pelas visitas periódicas dos fiscais.



E seus benefícios?


Além de cuidar dos colaboradores, ao cuidar da SST, a empresa evita possíveis processos judiciais, o desenvolvimento de possíveis doenças e acidentes ocupacionais e ainda diminui a carga de impostos cobrada pelo governo.


Confira a seguir mais alguns benefícios:


● maior produtividade das equipes;

● redução de risco para os trabalhadores;

● redução de custos para os empregadores;

● melhora da imagem da empresa, vista como referência em responsabilidade social.


SST e E-Social: qual a relação?


O E-Social é uma plataforma do governo que centraliza todas as informações trabalhistas, tributárias e previdenciárias do empregador no que diz respeito ao seu funcionário.


Dessa forma, é por meio dele que as empresas enviam os documentos necessários para cumprir as obrigatoriedades da SST de maneira mais rápida e eficaz. Além disso, a plataforma disponibiliza um lugar onde depositar a frequência de acontecimentos como laudos, programas e afastamentos relativos a doenças ocupacionais.


Portanto, é mais um recurso para monitorar o bem-estar das pessoas enquanto estão no ambiente de trabalho, garantindo sempre a manutenção deste direito pela administração da empresa. Por fim, ele organiza melhor tudo o que precisa ser cumprido e facilita o acesso, tornando-o mais prático e intuitivo.


Saiba mais sobre SST na GRS + Núcleo


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