top of page
  • fernandorusso9

Saúde do colaborador: como mantê-los motivados no cenário pós-pandemia?

O último ano foi imprescindível para que as empresas decidissem adotar o modelo home office como principal meio de trabalho.


Isso mudou a “normalidade” e rotina de muitos profissionais, e essa nova realidade exigiu, mais do que nunca, comprometimento, adaptação, resiliência e organização.


Com as pessoas trabalhando em casa, alguns fatores externos começaram a interferir no desempenho do colaborador, como cuidados com a casa, atenção extra com limpeza, cuidar das crianças e maior atenção com os idosos foram alguns dos motivos para o trabalho remoto se tornar mais complicado em muitos casos.


Tudo isso acabou interferindo na produtividade e motivação de muitos colaboradores. Neste sentido, o RH acabou assumindo um grande papel na mudança e adaptação do cenário do trabalho, buscando novas formas de gerenciar as pessoas, mantê-las motivadas, oferecendo as ferramentas necessárias e auxiliando os colaboradores a enfrentarem os desafios do dia a dia.


Sabendo disso, a manutenção da saúde mental e a estimulação motivacional dos colaboradores foram os maiores desafios enfrentados, uma vez que o RH não podia estar perto presencialmente para avaliar as condições pessoais. Neste cenário, novas tendências precisaram ser criadas para incentivar essas ações.


Desta forma, algumas opções começaram a surgir, entre elas:


  • Criação de salas onlines para constante interação;

  • Adoção de modelos de reuniões on-line diárias por videoconferência para acompanhar e controlar atividades e alinhar expectativas;

  • Implementação de novos modelos de onboardings 100% digitais;

  • Maior flexibilidade para ajudar os colaboradores;

  • Disponibilização de cursos, palestras e treinamentos online para continuar incentivando e tendo interação com os funcionários;

  • Investimento no RH através de campanhas de incentivo a fim de os colaboradores motivados e com rotinas saudáveis;

  • Oferta de internet em casa e modem para que os colaboradores possam trabalhar;

  • Ajuda de custo para cobrir gastos como energia elétrica, internet, estação de trabalho etc.


Esses detalhes foram fundamentais para garantir o bom desempenho dos colaboradores, e também dos resultados das empresas. Agora, nesse cenário pós-pandemia, o RH terá um papel de liderança e fundamentalidade nas empresas ainda maior, e devemos contar com ele para o desenvolvimento dos cenários organizacionais.


Se você se interessa com a motivação de seus colaboradores e gostaria de conversar mais sobre e saber de outras formas para fazer isso, entre em contato conosco!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page