top of page
  • fernandorusso9

Qual a importância do SESMT – NR 4?

Um dos principais pilares para manter todos os colaboradores bem é a segurança no ambiente de trabalho. A Segurança do Trabalho vai muito além de regras pré-estabelecidas, é uma das formas mais eficientes de garantir o bem-estar de todos que habitam uma empresa.


O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é um importante aliado nas rotinas de segurança e saúde do trabalho das empresas. Composto por profissionais especializados, o objetivo principal desse serviço é garantir a integridade física e o bem-estar do trabalhador.

Entre suas atribuições estão planejar e implementar medidas que auxiliem na eliminação, na contenção e na prevenção de riscos ambientais, além de acompanhar o tratamento de doenças ocupacionais. Hoje em dia, o Serviço é guiado pela Norma Regulamentadora nº 4 (NR4).

Todas as atribuições do SESMT são essenciais para que a empresa caminhe junto com a lei no que se refere à Segurança do Trabalho. Mais que isso, as medidas de controle e prevenção de riscos, bem como as atividades de conscientização auxiliam no estabelecimento de um ambiente de trabalho mais harmonioso e, por consequência, mais produtivo.


Empresas que apostam nesse investimento estão evitando inúmeros gastos como: transporte do funcionário acidentado, afastamentos causados por doenças ocupacionais, contratação de mão de obra temporária ou permanente para ocupar o lugar deixado pelo trabalhador acidentado.


Vale ressaltar que, com esse investimento, criamos um ambiente de trabalho mais organizado e consequentemente mais produtivo, pois com um ambiente mais seguro e agradável os funcionários produzirão mais e com melhor qualidade.


Caso esteja com alguma dúvida e queira saber mais dicas, envie uma mensagem.

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page