top of page
  • fernandorusso9

Qual a importância de um psicólogo dentro de uma empresa?

Ao falar em psicologia, a primeira associação que muitas pessoas fazem é com o trabalho de um terapeuta em clínicas e consultórios. Porém, a atuação do psicólogo é muito mais ampla e pode ser muito útil para o RH corporativo.


A psicologia organizacional é essencial para o setor de recursos humanos, pois o psicólogo é um profissional capacitado para lidar com emoções, perceber traços de personalidade, entre outras atividades que envolvem as pessoas da sua organização.


Neste conteúdo você conhece a importância da psicologia organizacional e sua relevância para a sociedade. Leia até o final e aproveite!


O que é psicologia organizacional?


Essa metodologia surgiu de um campo chamado psicologia industrial. Visa melhorar a produtividade e o lucro da empresa. A tarefa do psicólogo que atuava nesse segmento era inicialmente apenas recrutar funcionários para cargos individuais dentro da empresa. Isso significa que ele pensava exclusivamente no que era melhor para a instituição.


Um pouco mais tarde, descobriu-se que o desempenho da força de trabalho e da organização estão interligados. Desde então, o cuidado se tornou mútuo para garantir a qualidade de vida dos colaboradores.


O objetivo da psicologia organizacional é criar um ambiente onde os trabalhadores alcancem seus objetivos e se realizem profissional e pessoalmente. Nesse sentido, um psicólogo especializado em sucesso empresarial pode desenvolver estratégias que atendam tanto às demandas da empresa quanto às demandas de seus talentos.


Qual a importância da psicologia na empresa?


O fator humano não pode ser ignorado. Isso porque o sucesso da instituição vem a partir das mentes que fazem tudo acontecer. São eles que planejam, têm ideias, operam e consertam máquinas, organizam tarefas e cuidam do ambiente empresarial, garantindo a execução eficiente do trabalho.


No atual cenário de mercado extremamente competitivo, é importante cuidar bem do material humano da empresa para obter bom desempenho e lucro eficiente.


A psicologia organizacional trabalha exatamente nisso e usa técnicas que beneficiam os funcionários, permitindo que todos tenham uma atitude favorável, tanto entre os talentos (incluindo gestores e líderes) quanto entre os colaboradores com os valores da organização. O resultado é a prosperidade da empresa e de seus profissionais.


Conheça os benefícios da psicologia organizacional para o RH


Para entender o impacto da psicologia organizacional nas empresas, é interessante conhecer alguns dos benefícios obtidos com sua aplicação, que afetam positivamente o setor de recursos humanos. Confira abaixo alguns deles.


Assessoria em processos de recrutamento e seleção

Os processos de recrutamento e seleção são momentos importantes para o desenvolvimento das atividades.


A psicologia organizacional permite selecionar e contratar pessoas cultural e tecnicamente mais adequadas às oportunidades disponíveis, agilizando processos e garantindo melhores resultados.


Maior produtividade dos funcionários

Outro benefício direto é o aumento da produtividade dos colaboradores, pois a organização consegue entender quais são os principais obstáculos e dificuldades de cada colaborador e, assim, desenvolver estratégias que aumentem o desempenho e a produtividade individual e coletivamente.


Diminuição da taxa de rotatividade

Também é possível reduzir o índice de rotatividade da empresa direcionando os esforços individuais, pois o RH passa a entender melhor quais são as principais demandas e dificuldades da equipe.


Assim, o setor desenvolve estratégias para resolver pontos de conflito e garante que menos funcionários saiam da equipe.


Como a GRS+Núcleo pode te ajudar?


Para orientar melhor os colaboradores em relação à saúde e segurança no ambiente de trabalho, acesse nosso site. Temos uma equipe à sua disposição para entender as necessidades da sua empresa.

27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page