top of page
  • fernandorusso9

Quais as vantagens de uma assessoria trabalhista?

Atualizado: 29 de nov. de 2022

Uma assessoria jurídica de qualidade pode fazer com que sua empresa economize dinheiro, tempo e problemas legais com funcionários e ex-funcionários.


O artigo a seguir evidencia a importância de uma assessoria trabalhista e expõe as principais possibilidades, contendo várias dicas valiosas para empresas de todos os setores. Continue lendo e saiba mais!


Benefícios da assessoria trabalhista


Como a legislação trabalhista é extensa, pode ser difícil para alguém do RH manter-se atualizado com todas as obrigações e atualizações da legislação local.


Ter uma empresa especializada, composta por uma equipe de departamento pessoal bem estabelecida, pode deixar seus colaboradores mais seguros e focados no desempenho das funções internas. Enquanto isso, os executivos da empresa podem tomar suas próprias decisões, garantindo que as responsabilidades dos funcionários sejam mantidas.


Dentre os benefícios que uma boa gestão de uma assessoria trabalhista pode trazer, estão:


1 - Controle direto e indireto de reclamações trabalhistas


Uma boa assessoria trabalhista e jurídica, ao acompanhar e controlar um julgamento (ação judicial já movida contra uma empresa), deve ser capaz de:


● realizar a revisão de todos os processos em andamento na Justiça do Trabalho, fornecendo soluções rápidas e eficazes para cada um desses processos, evitando assim condenações por ausência da empresa;


● antecipar os custos necessários (tecnologia, certificados e outras etapas), para ajudar o empreendedor a planejar seus custos através de processos.


2 - Controle do Passivo trabalhista


Com ajuda da assessoria trabalhista, o rastreamento de processos é aprimorado. A equipe jurídica poderá conduzir uma investigação detalhada dos processos em andamento, produzir equipes de defesa mais transparentes e ser mais específica sobre cada processo.


Isso aumenta a chance de sucesso e, consequentemente, reduz custos ao pagar valores decorrentes de acordos ou sentenças.


Uma empresa com histórico de descumprimento das normas dos funcionários e perda de processos judiciais será acionada com mais frequência. Portanto, se o trabalho de prevenção, aliado ao baixo número de casos perdidos, for eficaz, a tendência é que os problemas com a justiça diminuam.


3 - Assessoria em gestão de pessoal


A assessoria trabalhista dos funcionários envolve mais do que apenas cuidar dos procedimentos existentes. Muitos dos esforços da equipe consultiva serão usados ​​para gerenciar a equipe de forma eficaz.


É importante que os procedimentos de admissões, promoções, demissões e, em especial, a punição dos colaboradores, sejam devidamente monitorados para que as (inevitáveis) disputas não resultem em litígio.


4 - Prevenindo novos conflitos


Com a gestão adequada do pessoal e da documentação relacionada de forma justa e ordenada, o número de disputas e questões trabalhistas que acabam na Justiça do Trabalho muitas vezes despencam.


Além disso, a assessoria trabalhista orientará o empresário a documentar aqueles fatos que, no futuro, poderão servir de prova em um eventual conflito trabalhista.


Então, se uma empresa começar a aderir adequadamente às normas trabalhistas, haverá pouco ou nada na Justiça do Trabalho. Nos raros casos em que um processo ainda está pendente, a empresa receberá provas suficientes para contestar, com ampla liberdade de ação, as alegações feitas pelo funcionário.


5 - Auxílio no Uso de Instrumentos Coletivos


A utilização dos Instrumentos Coletivos de Trabalho requer atenção e cuidados significativos. São infinitos os detalhes a serem utilizados no trabalho realizado pelo funcionário, em função dos instrumentos referidos.


A equipe de assessoria trabalhista mapeará todos os acordos coletivos que se aplicam aos funcionários da empresa. Portanto, poderá aplicar, além das regras gerais da CLT, determinadas regras desses acordos, consideradas caso a caso.


Conheça a GRS + Núcleo


Somos especialistas em saúde ocupacional e podemos desenvolver a análise da gestão de riscos em saúde da sua empresa, gerando relatórios que proporcionam informações essenciais para implantação de programas com o objetivo de melhorar essa área. Entre em contato conosco e saiba mais!

61 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page