top of page
  • fernandorusso9

O que é o PGR? Entenda tudo sobre essa gestão de riscos

Atualizado: 23 de fev. de 2022

Em se tratando do âmbito de saúde e segurança no trabalho, o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) surge como um notável avanço para complementar as Normas Regulamentadoras. Sua aplicação é imprescindível para que o ambiente de trabalho apresente condições adequadas aos colaboradores, resguardando também as empresas à luz da lei.


Isto posto, é de fundamental importância compreender o que é e como funciona esse tipo de gestão de riscos, visto que a sua adequada implementação é essencial para minimizar os problemas ambientais, promovendo assim a segurança e saúde no trabalho.


Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)!


Quando surgiu o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos)?


As empresas, sobretudo de segmentos cujas atividades apresentam certo risco aos colaboradores, devem aplicar as leis trabalhistas vigentes. No caso do Brasil, há uma legislação considerada uma das mais completas do mundo, além de normas, diretrizes e programas que resguardam a saúde ocupacional.


No que toca ao surgimento do programa de gerenciamento de riscos, o PGR, este surgiu com a Norma Regulamentadora Nº 01 (NR 01), conforme a publicação da Portaria 6.730, de 9 de março de 2020 no Diário Oficial da União.


Contudo, sua vigência teve início oficial em janeiro de 2022, assim como o GRO (Gerenciamento de Riscos Operacionais). A demora na aplicação de ambas se deve à prorrogação necessária, haja vista que dependiam diretamente da nova NR-01.


Objetivos do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos)



As chamadas Normas Regulamentadoras são essenciais para a análise de riscos ambientais, no que se refere ao campo físico, químico, biológico, entre outros. Logo, o surgimento de programas específicos para gerenciamento de riscos, tal qual o PGR, são essenciais para garantir a adequada aplicação por parte das empresas.


Dentre os objetivos centrais do PGR, deve-se destacar o foco em dotar um sistema completo para a prevenção de acidentes, sejam eles relacionados aos locais ou atividades consideradas potencialmente perigosas.


Assim, o programa PGR deve ser aplicado, impreterivelmente, pelas organizações - empresas e indústrias - visando realizar a avaliação de riscos no que se refere não só ao local de trabalho, como também ao exercício das funções dos colaboradores.


Dessa forma, é necessário que todos os trabalhadores tenham consciência das regras básicas que regem as políticas de segurança e saúde do trabalho, além das empresas atuarem diariamente para garantir o cumprimento das mesmas.


Fatores fundamentais para implementação do PGR



É imperioso compreender que para auxiliar no gerenciamento de riscos ocupacionais, deve haver um estudo, análise e avaliação sobre as melhores soluções para mitigar os acidentes ocorridos no desempenho de funções trabalhistas, sobretudo nas profissões e atribuições consideradas de maior risco.


Para tal, especialistas no tema devem ser consultados por parte das empresas, uma vez que apenas eles serão capazes de investigar eventuais riscos e propor medidas em conformidade com as normas e leis vigentes.


Independentemente da função, as atividades e processos devem ser realizados dentro de padrões rígidos de segurança. Ademais, seja qual for a frequência da atividade, ainda assim ela deve ser realizada em conformidade com o uso de equipamentos de proteção, salubridade e estrutura para a prevenção ou pronto atendimento em caso de acidentes.


Uma boa dica às empresas está em contarem com esses especialistas para que sejam identificados os aspectos mais críticos relacionados aos perigos e maior chance de acidentes, para que as ações sejam voltadas aos locais e cargos prioritários no que se refere ao risco em desempenho da função.


GRS+Núcleo e a implementação do PGR

Em conformidade com os órgãos que fundamentam e fiscalizam o segmento de Segurança do Trabalho, é obrigatório que as empresas apliquem adequadamente o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), de maneira adequada e efetiva.

Por isso, a GRS+Núcleo conta com especialistas altamente capacitados para auxiliar, por meio de planos e programas, a sua empresa em relação aos sistemas de gestão de risco e demais diretrizes trabalhistas de saúde e segurança.

Oferecemos aos nossos clientes um atendimento exclusivo para sanar dúvidas e oferecer as melhores soluções para empresas e colaboradores.

Entre em contato e solicite os nossos serviços em engenharia e segurança do trabalho.

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page