top of page
  • fernandorusso9

Exaustão no fim do expediente é normal?

Atualizado: 21 de set. de 2021



Muitos trabalhadores precisam lidar com jornadas intensas de trabalho que acabam influenciando no bem-estar do corpo e da mente. Desse modo, quando chega o final do dia, eles estão cansados fisicamente e mentalmente, com um maior grau de exaustão.


O cansaço extremo pode ser gerado por um volume de trabalho maior que o habitual, cobranças constantes ou problemas de relacionamento com colegas. Com o tempo, os efeitos da exaustão contínua podem acarretar graves problemas.


A pressão por resultados, longos períodos de trabalho e cobranças excessivas podem causar problemas de saúde mental e desgastes físicos. Mas quando identificar que os sinais de exaustão estão influenciando negativamente em nossa vida? Entenda!


O cansaço após a jornada de trabalho é normal?

Após um longo dia de trabalho, é comum que estejamos cansados, porque prestamos serviços por longas horas seguidas. Consequentemente, nossa disposição será menor e, para desempenhar outras atividades, não teremos a mesma energia que tínhamos no início do expediente. Por isso, o cansaço é normal nessas situações.


A exaustão, por sua vez, consiste no cansaço intenso que gera outros sintomas, como dificuldades para dormir, falta de concentração, ansiedade e irritabilidade. Dessa forma, o excesso de trabalho pode gerar problemas de saúde, como a Síndrome de Burnout.


A doença está ligada diretamente às atividades desempenhadas dentro da empresa. Geralmente, acometem colaboradores que trabalham por longas horas diárias sem o devido descanso. Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome envolve estados de nervosismo, preocupações e sintomas físicos, como dores de estômago e tonturas.


Quando a exaustão do trabalho começa a despertar esses incômodos, e o indivíduo tem maior dificuldade para começar o dia, podem ser sinais da síndrome. Contudo, é fundamental procurar um médico para receber o diagnóstico e tratamento corretos.


Portanto, evite a ingestão de energéticos em excesso e outros remédios sem a prescrição do médico. Isso pode agravar o quadro e prejudicar o estado de saúde.


Como evitar a exaustão profissional?

As empresas podem aplicar medidas que ajudem a organizar a rotina dos colaboradores e diminuam os níveis de exaustão emocional e física. O ideal é manter uma supervisão sobre o volume de trabalho e distribuir obrigações com prazos flexíveis.


Além disso, espera-se que as companhias ofereçam apoio especializado para que os colaboradores consigam passar em consulta e façam avaliações físicas e psicológicas. Na GRS+Núcleo, as empresas conseguem os melhores serviços de saúde ocupacional.


O programa de telemedicina ajuda funcionários que estão enfrentando problemas relacionados à ansiedade e depressão por conta do trabalho remoto. Entre em contato conosco e saiba como o serviço da GRS+Núcleo pode ajudar.


Os colaboradores que estiverem com exaustão mental e física devem conversar com os gestores e buscar as melhores maneiras de contornar desconfortos. Uma alternativa pode estar em alguns dias de férias ou afastamento das atividades, de acordo com indicação médica.


Outra opção é solicitar uma redistribuição de atividades e obrigações que não pesem sobre uma única pessoa. Vale lembrar que, se houver o diagnóstico médico para Síndrome de Burnout, o funcionário registrado pode solicitar o afastamento por alguns dias no INSS.


Exaustão profissional em tempos de home-office

A pandemia de coronavírus permitiu uma readaptação no modo de trabalho: o home-office. Trabalhar em casa melhorou o ritmo de produção para certos grupos. Por outro lado, alguns colaboradores vêm sentindo problemas de depressão e ansiedade por conta do isolamento.


Esses sintomas acabam afetando o desempenho na rotina profissional. Além disso, os colaboradores têm trabalhado por mais tempo, porque estão em casa e não dependem do transporte para locomoção. Por isso, os níveis de exaustão também estão presentes.


Quer melhorar a gestão de saúde da sua empresa e oferecer os melhores cuidados com a saúde mental? Conheça os serviços da GRS+Núcleo.


145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page