top of page
  • fernandorusso9

Depressão no trabalho: entenda os sinais e tratamentos

Atualizado: 21 de set. de 2021


Muito se fala sobre a importância de cuidar da saúde mental e suas principais doenças – como a ansiedade e depressão no trabalho - principalmente dentro do ambiente corporativo. Essa é uma pauta que está deixando de ser um tabu e vem sendo abordada cada vez mais, para contribuir com a desmistificação deste assunto.

Ainda assim existem diversas vertentes em torno da saúde mental, especialmente sobre como as empresas podem ajudar na prevenção e no combate dessas doenças.


Mas, o que causa a depressão? Quais os sintomas e tratamentos? Para auxiliar empresas e pessoas, preparamos este artigo para aprofundar mais sobre esse tema. Quer saber mais? Continue a leitura!


O que é depressão?


Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reiterada no Brasil pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), estima-se que 8% das doenças relacionadas à depressão são atribuídas a riscos ocupacionais.


Considerado o mal do século 21, a depressão é uma doença silenciosa e muito incompreendida, inclusive por quem sofre do problema. Em 2020, a OMS também descreveu esse transtorno mental como a doença mais incapacitante do mundo.


A depressão pode levar ao agravamento de quadros de ansiedade, minar completamente a autoestima, amor pela vida, desinteresse social, afastamento do trabalho, tirar a vontade de realizar atividades físicas, entre outras questões.

A cada ano, novos casos de depressão surgem no mundo todo, já se fala sobre uma epidemia que atinge 10% da população mundial. Para identificar essa doença algumas características podem ser notadas:


  • Alteração no humor;

  • Transições positivas e negativas entre sentimentos de culpa e baixa autoestima;

  • Desinteresse em realizar atividades cotidianas, profissionais e sociais;

  • Perda de prazer;

  • Crises do sono ou de apetite;

  • Mudança de peso;

  • Dificuldade em planejar e organizar atividades diárias;

  • Falta de concentração;

  • Indecisão e esquecimento.


Esses são os sintomas mais frequentes da depressão. Se alguém próximo a você, sejam amigos, familiares ou colaboradores, apresentar os sinais mencionados, é fundamental você se mostrar solícito e preocupado para ajudar. Depressão é uma doença altamente destrutiva! Palavras gentis, apoio, ajuda profissional são ações fundamentais para cuidar de quem está passando por essa psicopatologia.

Depressão tem cura?

Apesar dos dados alarmantes, a depressão é um transtorno mental que tem cura e tratamentos eficazes para situações moderadas e graves. Por se tratar de uma anomalia que ainda não foi totalmente elucidada, não existe apenas uma fórmula padrão, e sim, vários métodos de tratamento que podem ser usados para cada caso.

A primeira linha de tratamento é buscar ajuda de profissionais de saúde que podem oferecer tratamentos psicológicos, como: ativação comportamental, terapia cognitivo-comportamental, receitar medicamentos antidepressivos, procedimentos psicossociais ou psicoterapia interpessoal, de acordo com a necessidade de cada paciente.


Existem diversos recursos eficazes para combater a depressão, porém é importante destacar que o tratamento precisa ser feito corretamente para ter um efeito positivo.


Pessoas que são diagnosticadas com doenças psicológicas precisam receber um acompanhamento de profissionais da saúde mental, pois trata-se de um tratamento que precisa ser realizado a médio ou longo prazo. Não existe um tempo pré-definido para tratar essa doença, variando muito conforme a singularidade de cada pessoa.

A depressão no ambiente de trabalho: como lidar?

Tanto para líderes de organizações empresariais, gestores de RH e empreendedores: qual a relação da sua empresa com esse cenário tão delicado da saúde mental? Vocês promovem alguma ação para prevenir e combater a depressão?


Afetando colaboradores, consequentemente vai afetar as empresas.


Além da falta de interesse no trabalho, a depressão, como outras doenças como, ansiedade e Síndrome de Burnout, podem variar conforme gravidade da situação associada ao emprego. Condições de estresse, sobrecarga no ambiente profissional, excesso de pressão, entre outros motivos podem ser o gatilho para manifestar o quadro agravante nas pessoas.

Para otimizar a vida ocupacional dos colaboradores, as empresas têm um papel muito importante para compreender o que ocasionou essa situação dentro do ambiente corporativo, e como colocar em ação programas de assistências para funcionários com depressão.


Alinhar um planejamento com o setor de recursos humanos é uma maneira eficaz de estabelecer uma ação organizacional antenada às questões sobre saúde mental e no desenvolvimento de pessoas. Esta visão pode ser a primeira etapa para construir um plano que inclua oferecer todo suporte para colaboradores com depressão.


Como as empresas podem ajudar?

O desafio inicial para empresas e seus respectivos setores de recursos humanos, é compreender que a depressão é uma doença complexa e que precisa ser combatida e discutida no dia a dia.


Por isso, para possibilitar uma maior percepção no trabalho interno, com o objetivo de melhorar o bem-estar dos colaboradores e ainda contribuir para a redução de custos, muitas empresas estão trabalhando no desenvolvimento de iniciativas corporativas como:


  • Monitoramento constante do ambiente físico de trabalho;

  • Ações motivacionais para atividades de capacitação, especialização etc;

  • Assistência saúde empresarial que ofertam tratamento psicológico e psiquiátrico;

  • Ações para manter números positivos da qualidade de vida no trabalho;

  • Avaliação da cultura organizacional;

  • Estabelecer a prática de autofeedback e feedback;

  • Respeito com o funcionário que está em tratamento.

Criar ações e estratégias que estimulem a rotina, metas e as atividades que fazem parte do dia a dia dos colaboradores, é uma forma de conceber um clima de integração da equipe. Pequenas dinâmicas, promover palestras, ambientes de lazer, podem ser pontos de desenvolvimento na relação entre empresa e funcionários.

Conheça a GRS+Núcleo


Quer saber mais sobre como melhorar a gestão de saúde da sua empresa e oferecer os melhores cuidados com a sanidade mental para seus colaboradores?


Investir em soluções integradas em saúde empresarial é o ponto de partida para estruturar, equilibrar e monitorar a saúde dos seus colaboradores. A GRS+Núcleo está há mais de 20 anos no mercado, trabalhando para oferecer os principais serviços e soluções para cuidar do bem-estar e saúde das pessoas de forma integrada no âmbito empresarial.


Através de um mapeamento completo no perfil dos colaboradores, a GRS+Núcleo realiza uma gestão integrada entre saúde assistencial e ocupacional, com o objetivo de cuidar do bem-estar físico e mental dos empregados.


Contar com uma gestão de saúde integrada é um processo fundamental para viabilizar uma melhoria na gestão e na economia das empresas.


Entre em contato com a GRS+Núcleo e conheça nossos serviços.


115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page