Buscar
  • fernandorusso9

Como retornar às atividades com segurança e bem-estar?



Muitas empresas decidiram manter o home office até o final do ano. No entanto, com as flexibilizações e reaberturas, alguns colaboradores passaram a voltar para os escritórios aos poucos, nem que seja uma vez na semana.


Se este for o caso da sua empresa ou se a sua equipe só volta mesmo no ano que vem, uma coisa é certa: ainda não temos uma data definitiva para a vacina. Portanto, os protocolos de segurança ainda são essenciais para garantir os cuidados de todos. Veja algumas delas que podem te ajudar.


Monitoramento


Assim como você já deve ter visto na maioria dos estabelecimentos, a aferição de temperatura na chegada dos colaboradores se faz necessária. É preciso monitorar sintomas constantemente, inclusive de familiares.


Faça um acompanhamento das condições físicas de cada indivíduo com a ajuda de profissionais da saúde. Se possível, realizar testes frequentes também é de extrema importância.


Telemedicina


Uma das tecnologias que ganharam destaque durante a pandemia foi a telemedicina. Informe seus colaboradores dessa possibilidade para que, em caso de qualquer sintoma, eles consigam tirar dúvidas com um profissional sem precisar sair de casa.


Comunicação


Falando em manter os colaboradores informados, a comunicação é essencial para garantir que nenhuma fake news circule entre as equipes. Incentive hábitos de higienização, uso correto das máscaras, distanciamento adequado, não compartilhamento de objetos, entre outros.


Aproveite para informar todas as medidas de proteção adotadas pela sua empresa e mantenha um canal aberto com os gestores. O importante é ouvir aqueles que ainda não se sentem seguros de retornar, como também ouvir sugestões e feedbacks sobre as medidas tomadas.


Limpeza ainda mais rigorosa


A Europa enfrenta um segundo pico de contaminação, por isso, o protocolo de limpeza deve ser ainda mais rigoroso. Tanto no ambiente de trabalho, quanto nas áreas comuns como refeitórios, banheiros, elevadores, entre outros.


Incentive também os protocolos de limpeza ao chegar na residência, como higienizar as mãos, colocar as roupas para lavar e tomar um banho antes de ter contato com o restante da família.


Protocolo de afastamento em caso de COVID-19


Caso algum colaborador apresente algum sintoma, ele precisa informar a empresa e seguir as regras de isolamento em casa. Em casos de sintomas mais graves, ele deve imediatamente procurar um atendimento clínico. É importante que o RH informe esses direcionamentos.


Em caso de testagem positiva para a doença, o colaborador deverá ficar afastado de suas atividades, cumprindo o isolamento social. Todos que tiveram contato com o paciente deverão ser monitorados e, se possível, submetidos ao teste de detecção do vírus.


A pandemia ainda é uma realidade e por isso todos os cuidados devem ser mantidos. Mais do que uma volta gradual e segura ao trabalho, também é de responsabilidade da empresa tratar de assuntos como resiliência, autocuidado, visão coletiva, solidariedade, cooperação e valorização da vida.


Afinal, não tem sido meses fáceis, não é? Pensando na segurança e saúde dos seus colaboradores, a GRS+Núcleo desenvolveu um E-book gratuito com todas as medidas necessárias para a retomada das atividades presenciais.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo