top of page
  • fernandorusso9

Como o RH pode fazer a diferença na saúde do trabalhador?

O papel do departamento de recursos humanos (RH) não se limita à seleção e orientação dos especialistas que irão atuar na empresa. Este setor tem a missão de garantir a excelência no atendimento e a produtividade das equipes.


Garantir a qualidade da comunicação interna e o bem-estar geral é, dentre outras coisas, responsabilidade do RH. E para que essa área funcione de forma satisfatória e alcance resultados positivos para a organização, precisa antes de tudo estabelecer uma relação mais próxima com os gestores e também conquistar a confiança e a participação de todos os colaboradores.


O papel fundamental do RH também é garantir que as normas de segurança do trabalho sejam aplicadas de forma clara e precisa e que a saúde física e mental de toda a empresa seja preservada.


Leia o artigo e fique por dentro do assunto!


O papel do profissional de RH


Além das conhecidas funções de recrutar, selecionar, treinar e qualificar empregados para desenvolver seus conhecimentos em benefício da empresa, os profissionais e gestores de RH também têm o papel de supervisionar e auxiliar na aplicação de técnicas de segurança e saúde ocupacional. na empresa, zelando pela saúde física e mental de todos os colaboradores.


Muitas empresas optam por terceirizar esse serviço, dividindo a responsabilidade com outra empresa. É neste ponto que o papel do RH se torna indispensável, pois as informações entre sua empresa e a empresa terceirizada devem ser detalhadas, pois, contém uma grande quantidade de dados.


O RH no bem-estar dos colaboradores


Garantir que todos os trabalhadores tenham acesso a equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC) também é de responsabilidade do RH. O trabalho em conjunto com o engenheiro de segurança do trabalho garante a manutenção desses itens e sua substituição quando se deterioram ou envelhecem.


Outra função do RH na promoção da saúde ocupacional é a divulgação de normas internas de conduta, questões comportamentais e culturais capazes de orientar a tomada de decisões. Isso é feito por meio de cursos, palestras, envio de e-mails, murais, folhetos e outras formas de comunicação institucional.


Assim, o RH deve informar aos colaboradores sobre a importância da proteção das mãos no manuseio de produtos químicos, como por exemplo, o uso de capacetes e cintos de segurança em trabalhos em altura, entre outros equipamentos necessários para minimizar ou eliminar complicações durante o trabalho executado.


O que o RH deve priorizar?


● O RH e os gestores devem permitir e estimular a equipe a expressar opiniões e sugestões sobre procedimentos de segurança. Incentivar a participação de todos fortalece a autoconfiança das equipes e, consequentemente, o comprometimento com a empresa e com os demais trabalhadores.

● Para garantir uma jornada de trabalho segura, é necessário conhecer técnicas específicas, inseridas no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

● As empresas devem apoiar cursos, workshops, palestras e simulados que instruam os funcionários a realizar suas tarefas sem comprometer sua segurança ou a segurança de seus colegas de trabalho.

● O RH, junto à equipe de segurança, é responsável por zelar pelo uso correto dos EPIs e EPCs, além de cuidar de toda a comunicação institucional. Nunca é demais repetir: colaboradores bem-informados agem com maior responsabilidade no ambiente de trabalho e conseguem influenciar positivamente outros trabalhadores.

● O RH deve fazer a ponte entre a corporação e as empresas terceirizadas, inclusive aquelas com foco em segurança e saúde ocupacional. O RH deve definir claramente as funções de cada um e garantir que as informações circulem e cheguem aos colaboradores de forma correta e clara. O RH também é responsável por comunicar o feedback dos funcionários aos gerentes e parceiros e vice-versa.


Conheça a GRS+Núcleo


Independente do segmento da empresa, o setor de RH é essencial para o aumento da produtividade. Mesmo nos momentos mais desafiadores.


A GRS+Núcleo pode ser o seu parceiro ideal na hora de reduzir os riscos dos seus colaboradores e aumentar a segurança e satisfação no trabalho. Temos uma equipe à sua disposição para entender as necessidades da sua empresa, entre em contato conosco e saiba mais!

95 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page