top of page
  • fernandorusso9

Como o RH pode ajudar na saúde do colaborador?

Muitas empresas não sabem, mas o RH tem um papel essencial na saúde dos colaboradores. O setor de recursos humanos é um dos principais meios de ter certeza que todas as pessoas, que fazem parte do quadro de funcionários da empresa, estão devidamente satisfeitos e com a saúde emocional e física boas.


A saúde mental e física dos colaboradores sempre foi uma preocupação constante das instituições. Doenças ocupacionais afetam milhares de empresas todos os anos e é preciso ter certeza de que todos os funcionários estão bem.


A síndrome de Burnout já era um problema sério e, com a pandemia, se tornou ainda pior. Além disso, condições como depressão e ansiedade se tornaram ainda mais comuns em pessoas de todas as idades.


Em uma pesquisa realizada pelo MindMiners em junho de 2020, 47% das pessoas relataram que estavam passando por algum tipo de estresse mental na semana da entrevista.


Além disso, uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) analisou o impacto da pandemia e do isolamento social na saúde mental de trabalhadores essenciais, mostrou que sintomas de ansiedade e depressão afetam 47,3% dos colaboradores durante a pandemia, no Brasil e na Espanha.


Mais da metade deles (e 27,4% do total de entrevistados) sofre de ansiedade e depressão ao mesmo tempo. Além disso, 44,3% têm abusado de bebidas alcoólicas; 42,9% sofreram mudanças nos hábitos de sono; e 30,9% foram diagnosticados ou se tratou de doenças mentais no ano anterior. (fonte: Agência Brasil)


O RH já é atarefado por si só com as responsabilidades pontuais, como preparar folhas de pagamento, garantir que o financeiro está funcionando de maneira certa, contratação de novos colaboradores e saber como anda a saúde emocional e física dos funcionários.


Muitas pessoas da área de Recursos Humanos não sabem por onde começar a incentivar os colaboradores a se manterem saudáveis mesmo com o cenário caótico que estamos vivendo, no auge da pandemia com mais de 3 mil mortes por dia.


Para o RH ajudar na saúde do colaborador, é preciso, acima de tudo, oferecer recursos. Mesmo em modelo Home Office, é possível organizar dinâmicas em equipe e palestras por meio de ferramentas digitais como Zoom ou Google Meet.


Pode convidar alguns especialistas da área da saúde e da psicologia para dar dicas eficientes de como manter o corpo e mente salvos nesse período.


Além disso, também é preciso focar na prevenção e destacar a importância de cumprir com todos os protocolos de isolamento e cuidado contra a COVID-19. Incentive os colaboradores a tirarem um tempo para eles, indicando meditação, exercícios físicos, dentre outras coisas.


Por último, mas não menos importante, é essencial que o RH mantenha sempre um canal de comunicação aberto com os colaboradores a qualquer momento. Muitas pessoas ainda se sentem acanhadas em procurar ajuda ou relatar os problemas que observam dentro da empresa.


Os profissionais de Recursos Humanos precisam se certificar de que os colaboradores confiam neles e se sentem à vontade para conversar a qualquer hora do dia, sem medo de ameaças ou possível demissão.


Você já faz isso na sua empresa? Envie uma mensagem e vamos conversar sobre as melhores estratégias para deixar seus colaboradores com a saúde em dia nesse período.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page