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  • fernandorusso9

Como acompanhar corretamente a saúde dos colaboradores?

Cuidar da saúde do colaborador sempre foi muito importante, mas de 2020 para cá, se tornou ainda mais fundamental. O tema virou a principal preocupação entre as empresas, que se tornaram grandes responsáveis para evitar um possível contágio pelo novo coronavírus.


Especialmente nos setores de RHs, surgiu uma necessidade ainda maior de se atentar aos cuidados relacionados à ergonomia e jornada de trabalho, que acabaram sofrendo muitos descuidos pelos profissionais neste período.


De acordo com dados da pesquisa VIGITEL (Vigilância de Fatores de Riscos e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizada pelo Ministério da Saúde, uma a cada cinco pessoas está obesa. A pesquisa também apontou que mais da metade dos brasileiros está acima do peso, um quarto tem pressão alta e 7,4% apresentam quadro de diabetes.


Os números alarmam, especialmente quando esses dados colocam pessoas no chamado “grupo de risco”, o que aumenta as chances de complicação caso contraiam a COVID-19.


Desde a década de 1970, o Brasil conta com normas regulamentadoras criadas com o objetivo de prevenir acidentes e doenças provocadas ou agravadas pelo trabalho executado. Essas normas são compostas por obrigações trabalhistas visando a segurança dos colaboradores. Estas mesmas normas hoje visam o bem-estar, segurança e saúde, mesmo no modelo home office.


Existem cerca de 35 NRs que abrangem principalmente: - Iluminação adequada;

- Acústica apropriada;

- Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).


O principal objetivo dessas normas é reduzir a incidência de doenças ocupacionais. Mas para isso, é necessário um acompanhamento regular e correto das condições de trabalho dos colaboradores, garantindo que eles estejam trabalhando nas condições adequadas, seguras e de acordo com todas as normas necessárias.


Por isso, investir sempre em uma gestão de segurança do trabalho é benéfico em diversos sentidos. Através dessa ação, é possível diminuir o número de despesas e aumentar a produtividade dos colaboradores. Além disso, através de uma boa gestão de segurança, é possível estabelecer processos mais organizados.


Uma boa gestão de segurança do trabalho costuma contar com:

  • Médico do trabalho;

  • Enfermeiro do trabalho;

  • Auxiliar de enfermagem do trabalho;

  • Engenheiro de segurança do trabalho;

  • Técnico em segurança do trabalho.

Todos esses profissionais juntos, contribuem para uma melhor saúde e rendimento dos seus colaboradores.


Sua empresa já conta com uma gestão de segurança do trabalho? Se sim, como tem sido essa gestão na sua empresa? Conte-me aqui nos comentários que eu quero saber!


Se você tem dúvidas de como implementar uma gestão de saúde qualificada na sua empresa, envie uma mensagem! Terei prazer em ajudar!

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