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  • fernandorusso9

5 dicas para implantar uma cultura de saúde na sua empresa


A depressão é a maior causa de afastamento do trabalho, enquanto a Síndrome do Burnout já afeta 33 milhões de brasileiros, de acordo com pesquisas realizadas pela Organização Mundial de Saúde. Ainda assim, muitas empresas ainda não têm clareza sobre como implantar uma cultura de saúde.


Para ajudar os profissionais de Recursos Humanos a zelarem pela segurança e integridade da saúde dos seus colaboradores, separei 3 dicas para ajudar a implantar essa cultura na sua organização.


Entre os muitos aspectos que interferem diretamente na saúde e bem-estar dos colaboradores, estão o trânsito caótico dos grandes centros urbanos, violência, a situação econômica do país, pressão, sobrecarga de tarefas, estresse, ansiedade, entre tantos outros motivos que podem levar a desmotivação, irritação e cansaço extremo.


Além de tudo, ainda estamos vivendo uma pandemia, o que acaba deixando os nervos ainda mais à flor da pele, somado às inseguranças, medos e receios.


Essas situações levam a um estado de tensão emocional e consequentemente afetam a produtividade, podendo levar ao esgotamento profissional.


Um levantamento da agência de recrutamento Monster.com (2014), apontou que 42% dos entrevistados já trocaram de emprego por conta de um ambiente de trabalho excessivamente estressante. A mesma pesquisa mostrou que 61% sofrem de estresse no trabalho.


Diante desses fatores, as empresas começaram a implementar uma cultura de saúde e qualidade de vida.


Vantagens de uma cultura de saúde na sua empresa


Por meio de um trabalho bem planejado e integrado com todas as áreas, a gestão de RH pode trazer diversas vantagens para a empresa, como:


  • Aumento da produtividade;

  • Diminuição do turnover;

  • Diminuição de acidentes e doenças no trabalho;

  • Diminuição das perdas de horas de trabalho por conta de atestados;

  • Entre outros.


Você se interessou? Então confira algumas dicas para começar a implementar!


Dica 1 – Alinhe o planejamento com as lideranças


Mudanças impostas nunca são bem vistas e podem gerar resistência. Por isso, apresente dados que comprovem a necessidade de implementar a proposta, envolvendo todos os responsáveis para que se sintam parte da construção desse tipo de solução.


Dica 2 – Conquiste a confiança


Seja o exemplo. Não basta montar um projeto incrível se ele não for executado. Dissemine as boas práticas, faça mudanças estruturais, garanta que as ações estão sendo efetivas e ouça os feedbacks sobre cada atitude.


Dica 3 – Estabeleça prioridades


Não é fácil construir uma cultura de saúde e segurança. Não dá para abraçar o mundo, é preciso começar com pequenos passos. Por isso, comece aos poucos, estabeleça prioridades a curto, médio e longo prazo. Aos poucos, os impactos benéficos dessas pequenas atitudes serão sentidas por toda a equipe.


Uma pesquisa realizada pela Tendências Globais de Capital Humano (2018), chamada de “A ascensão da empresa social”, afirma que 43% das empresas disseram que programas para otimizar a qualidade de vida reforçam a missão e os valores empresariais, 60% acreditam que tais práticas ajudam na retenção dos funcionários, e 61% disseram que ocorre a melhoria da produtividade e dos resultados financeiros.


Incrível, não acha? Deixe que a GRS+Núcleo te ajude a dar o primeiro passo à uma cultura de saúde bem estruturada na sua empresa.

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