Buscar
  • fernandorusso9

3 passos para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

A observância dos critérios do GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) que ganhou vida através da NR 1, são ações criadas para diminuir e evitar os acidentes no trabalho.

Fundamental e urgente para as organizações, todos os projetos para alcançar um maior nível de sucesso precisam ser planejados e geridos de maneira eficaz. Contudo, até mesmo os projetos mais bem desenvolvidos estão sujeitos a riscos.

Neste artigo, separamos 3 passos para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. Confira!


LEIA TAMBÉM: O que é acidente de trabalho?


Gerenciamento de riscos ocupacionais é estratégias focada em propósito, valores e sustentabilidade para a saúde.

A era GRO e o nível de consciência de risco das empresas

Nos últimos anos, grandes investidores institucionais tornaram suas demandas baseadas nos critérios GRO de maneira mais consistente.


Essas transformações são reflexos de incertezas econômicas e busca por ações práticas de saúde, inclusão e segurança, que estão estimulando empresas em todo o mundo a acelerar a busca por uma gestão de risco específica, identificação de oportunidades e ação coletiva.


Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, um colaborador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos. Entre 2012 e 2020, 21.467 desses profissionais eram brasileiros. O Brasil é o segundo colocado entre os países com o maior índice de mortalidade no trabalho, ficando atrás do México (primeira posição), com 8 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego entre 2002 e 2020.


Tais dados só corroboram a importância e necessidade de introduzir processos de gerenciamento de riscos ocupacionais mais eficazes nas empresas.


LEIA TAMBÉM: Saúde e Segurança Ocupacional: como implementar?


Afinal, quais são as funções do GRO?

O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais é parte do Programa de Gerenciamento de Riscos. Desde que entrou em vigor, em 9 de março de 2021, o GRO invalidou o PPRA, que era, até então, um documento necessário para fazer a gestão dos riscos ambientais na empresa.


Quando foi oficialmente publicada, a GRO foi incorporada na Norma Regulamentadora - 01 (NR-01), ao invés de ser criada uma norma só para ela, o que acabou desencadeando uma série de dúvidas, já que existia, anteriormente, outro programa com o mesmo objetivo, o PGR.


As funções do GRO são:

  • Minimizar os riscos ocupacionais com medidas de prevenção;

  • Fazer a avaliação de riscos ou agravos à saúde relacionados com suas atividades;

  • Implantar o gerenciamento de riscos e saúde ocupacional;

  • Classificar ameaças com base no inventário de risco;

  • Implementar melhorias contínuas e preventivas;

  • Monitorar probabilidade ou chances no controle de riscos ocupacionais;

  • Entre outras.

Portanto, seja qual for o seu segmento ou área de atuação, sendo de cunho preventivo, adote-o, não apenas no ambiente de trabalho, mas para qualquer lugar que possa ser aplicado à informação, trabalho e atitude, pois isso pode salvar vidas.



3 passos para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

A implementação de um sistema GRO é uma forma de atenuar os impactos econômicos e sociais da empresa, promovendo uma cultura de prevenção, melhorias no desempenho de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), bem como criar ambientes mais seguros e saudáveis. Esses processos podem ser feitos com base em 3 passos:

Reconhecimento e análise da situação inicial


O primeiro passo é saber em qual página estamos. Ou seja, fazer um estudo sobre todos os aspectos e uma visão ampla da situação atual da empresa. Para isso, algumas ações podem ser realizadas:

  • Analisar o histórico de acidentalidade e adoecimento da empresa.

  • Identificar situações e/ou modelos de trabalho insalubres e perigosos.

  • Medir o Fator Acidentário de Prevenção (FAP).

  • Implementar os requisitos legais que precisam ser atendidos.

Com base nesses processos mencionados, a finalidade é reportar a situação atual, ou seja, onde a empresa se encontra em relação à SST, visando a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Assim chegamos ao segundo passo que precisa ser realizado.


Planejar e executar


As informações base são o suporte para planejar e executar as ações personalizadas para os desafios que a empresa apresenta.

Essa etapa atua na criação de soluções para atender todas as frentes, como: modelos de prevenção e cumprir a legislação. Em sumo, otimizar ambientes e condições de trabalho.


Realizamos as ações da parte de planejamento e execução com:

  • Avaliação de riscos;

  • Requisitos legais;

  • Objetivos;

  • Plano de ação;

  • Ações preventivas;

  • Ações corretivas;

  • Tratamento das não conformidades;

  • Implantação de oportunidades identificadas.

É importante destacar que o monitoramento e revisão são formas de assegurar que os passos anteriores realmente estão funcionando, ou seja, que os riscos não voltem a existir e causar transtornos, é necessário o monitoramento e revisão dos processos.


Conte com uma empresa especializada no GRO


Contar com uma empresa especializada é a melhor alternativa quando o assunto é saúde e segurança empresarial. Seja para avaliar impactos ou identificar riscos ocupacionais, um expert tem uma posição melhor para tomar decisões mais inteligentes.


Em meio a tantas alterações nos modelos de trabalho e atualizações legislativas, não podemos prever o que acontecerá em 2022, mas conseguimos nos planejar para qualquer tipo de evento.


Incorpore a gestão de riscos à sua próxima sessão de planejamento de projeto.


Conte com a GRS+Núcleo


A GRS+Núcleo atua há mais de 20 anos prestando serviços e estratégias de negócios que olham com propósito, valores e sustentabilidade para a saúde e segurança de empresas e colaboradores, fatores primordiais para o futuro de qualquer organização.

Nossos profissionais são capacitados a lidar com todas as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, considerando os aspectos humanitários e psicossociais que envolvem a atividade laboral.

Estamos preparados para atuar e subsidiar quaisquer ações e etapas do Gerenciamento de riscos ocupacionais. Quer saber mais sobre GRO e como implementar na sua empresa?


Fale com o nosso time de especialistas e saiba mais como esses programas podem ajudar você.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo