Buscar
  • fernandorusso9

3 dicas para criar um ambiente de trabalho mais seguro

Não é de hoje que segurança virou assunto obrigatório nas empresas. Desde 1967, uma série de medidas de segurança no trabalho foram implementadas e aprimoradas com o decorrer dos anos.


Mesmo com crescimento de ações voltadas para segurança de colaboradores, muitas vezes as empresas são pegas de surpresa com novas comorbidades, doenças ou riscos antes não monitorados, e acabam tendo sua produtividade comprometida.


Pensando nisso, separei 3 dicas para quem deseja criar um ambiente de trabalho mais seguro para os colaboradores. Confira:


1. Desenvolva e mantenha padrões de segurança que sejam bem explicados e objetivos

Protocolos de segurança tendem a variar de acordo com setor, cargo, etc, mas é essencial para todos. Os processos precisam ser claramente definidos, isso inclui a definição de quem são os responsáveis por cada ação. Desenvolva materiais informativos, como apostilas e manuais, de forma que seja possível realizar consultas sempre que necessário, e compartilhe com todos que achar necessário para que a informação seja unificada e clara. Em caso de incidentes ou imprevistos, analise o documento elaborado e identifique se existe alguma parte que precisa ser melhorada. Melhorar continuamente os processos de segurança é essencial na redução da taxa de incidentes e garantia de um ambiente de trabalho mais seguro para todos.


2. Realize treinamentos eficazes e reciclagens sempre que possível

Desenvolver ações e métodos de treinamento não só reforçam os processos, como também garantem maior segurança. Além disso, essas ações reforçam a cultura de cuidado com os colaboradores e permitem ações com maior atenção.

Já as reciclagens permitem o melhoramento e aperfeiçoamento de processos, mas também tem como objetivo garantir um ambiente mais seguro.


3. Monitore e garanta que o ambiente é seguro

As pessoas precisam ser educadas sobre as políticas de segurança, mas o ambiente precisa contribuir para que isso ocorra de forma fluida. Além de melhorar os elementos práticos dos processos de segurança, esse tipo de ação também contribui com uma cultura de segurança na qual os colaboradores estão comprometidos com a própria segurança e com a daqueles à sua volta.


Desta forma, os colaboradores tendem a responder de maneira proativa para identificar questões antes que elas se tornem problemas graves, além de ajudarem uns aos outros.


É importante lembrar que em todos esses processos, uma série de coisas precisam ser levadas em conta. Entre elas, a mais importante, é o cumprimento da legislação trabalhista no âmbito da Saúde e Segurança no Trabalho. Então garanta que tudo esteja dentro dos conformes e construa um ambiente seguro e saudável para os seus colaboradores.


E você? O que tem feito para garantir a segurança dos colaboradores da sua empresa? Me conta aqui nos comentários que eu quero saber. Ficou com dúvida sobre como estabelecer protocolos de segurança na sua corporação? Envie uma mensagem! Teremos prazer em ajudar!


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo