top of page
  • fernandorusso9

Setembro Amarelo: Quais ações as empresas devem fazer?

O Setembro Amarelo é uma campanha global dedicada à prevenção e conscientização do suicídio. As ações ocorrem de 1º a 30 do mês, e o dia 10 é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No entanto, programas de prevenção e conscientização acontecem ao longo do ano.


Nesse sentido, instituições, organizações sem fins lucrativos, profissionais de saúde, empresas, mídia, escolas e órgãos governamentais estimulam ações e discussões sobre o tema.


Essa atenção contínua à saúde mental é importante porque os transtornos mentais e comportamentais, como altos níveis de estresse, foram a terceira causa de absenteísmo entre os trabalhadores brasileiros. Foram registrados mais de 17 mil casos de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez entre 2012 e 2016 por esse motivo.


Neste artigo vamos te mostrar o que sua empresa pode fazer para ajudar nessa campanha tão importante. Continue a leitura e aproveite!


A origem do Setembro Amarelo


A campanha do Setembro Amarelo começou nos Estados Unidos, em 1994, para homenagear o jovem Mike Emme, que se suicidou aos 17 anos, em 8 de setembro daquele ano.


No Brasil, a campanha teve início em 2015, com a iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo é conscientizar a população sobre o assunto.


Os incidentes afetam todas as idades, mas os jovens são o grupo com mais vítimas. O site da campanha revela que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Além disso, estresse, mudanças de humor e abuso de drogas são algumas das causas desse problema.


Ações para o Setembro Amarelo


Ao longo do mês de setembro, diversas ações podem ser tomadas para conscientizar os profissionais sobre a prevenção do suicídio e a importância do cuidado com a saúde mental.


Tudo, inclusive, pode ajudar na utilização da cultura do cuidado com a saúde, mental e física, pois cada ação pode ser feita em outros meses e épocas, relacionadas a outros temas para promover o cuidado holístico e o bem-estar. Veja abaixo algumas ações do Setembro Amarelo que sua empresa pode adotar.


Palestras

As palestras são uma das melhores formas de informar sua equipe sobre o tema, dados e informações sobre suicídio e cuidados com a saúde mental.


Por meio delas, os colaboradores terão um tempo dedicado com profissionais de saúde para aprender mais sobre prevenção ao suicídio, pois falar sobre o tema é a melhor solução.


Rodas da conversa

Rodas de bate-papo que se concentram especificamente neste tópico específico servem para que os colaboradores aprendam um pouco sobre o tema, enquanto discutem.


Portanto, eles podem aprender e compartilhar informações sobre cuidados de saúde mental para si e para os outros.


Informações e materiais didáticos

Outra forma de levar informações sobre saúde mental aos colaboradores é por meio de materiais educativos, como vídeos, postagens em blogs, entre outros. Assim como os discursos, essas podem ser uma ótima maneira de informar seus funcionários.


Empresas especializadas trazem especialistas que possuem conhecimento e experiência nesses assuntos e podem trazer uma abordagem focada nas reais necessidades da empresa e sobretudo dos colaboradores.


Suporte e apoio

É importante transformar os trabalhadores em distribuidores de informações sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. Lembre-se que todos podem oferecer ajuda a quem precisa.


O RH deve estar atento ao absenteísmo. Afinal, as causas podem ser conflitos não resolvidos entre companheiros de equipe ou quadros de depressão. Portanto, o setor deve buscar trazer de volta o colaborador com problemas, e não afastá-lo da empresa.


Conheça a GRS+Núcleo


Prezar pelo bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho é fundamental, por isso a GRS+Núcleo atua, oferecendo soluções em gestão de saúde e segurança do trabalho. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

6 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page