top of page
  • fernandorusso9

Saúde e Segurança Ocupacional: como implementar?

Atualizado: 29 de set. de 2021


As empresas devem adotar medidas de segurança para proteger os colaboradores contra possíveis acidentes durante a realização de tarefas. Desse modo, as ações que envolvem a Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) são fundamentais no cotidiano da empresa.


Quando o colaborador está prestando serviços para a empresa, é importante que ela ofereça equipamentos de proteção e siga uma série de precauções para evitar contaminações e outros acidentes de trabalho.


Mas como adotar medidas que diminuam os riscos de acidentes e não prejudiquem a saúde do trabalhador? Nesses casos, contratar uma ajuda especializada pode ser uma saída para fazer a gestão de riscos e manter o trabalho seguro e saudável.


Quer saber mais a respeito sobre segurança do trabalho e saúde ocupacional? Continue a leitura e entenda mais sobre a importância dessas áreas para empresas.


Saúde ocupacional: o que é?

A saúde ocupacional é um setor fundamental para qualquer empresa.


A área da medicina ocupacional cuida da saúde dos colaboradores, impedindo que doenças relacionadas ao trabalho se desenvolvam durante a realização das tarefas. Ou seja, contaminações por substâncias tóxicas, queimaduras e outros tipos de acidentes.


As companhias que trabalham com o manuseio de elementos que podem causar ferimentos graves devem, por obrigação, tomar todas as precauções para evitar acidentes ocupacionais. Em casos graves, é fundamental prestar apoio ao colaborador.


A saúde ocupacional também deve zelar pelo bem-estar físico e mental dos colaboradores. Logo, o setor também precisa acompanhar quadros relacionados a lesões e outros problemas qualificados como doenças ocupacionais, como a síndrome de Burnout.


O que é segurança ocupacional?


A segurança ocupacional é responsável por manter o ambiente de trabalho seguro. Ela contempla aspectos relacionados à engenharia que proporcionam locais com menores chances de acidentes, preservando a vida e a integridade do colaborador.


O setor deve estabelecer medidas de segurança, mas também ensinar aos colaboradores boas práticas de segurança que diminuam os riscos de acidentes durante as atividades.


Além disso, faz parte das estratégias de segurança do trabalho oferecer os equipamentos de proteção individual, conhecidos pela sigla EPIs, e observar os impactos da empresa sobre o meio ambiente, como contaminações e emissões de resíduos.


Por que investir na saúde ocupacional e segurança do trabalho?

As empresas são obrigadas por lei a promover ambientes de trabalho seguros.


Antes de entender as etapas necessárias para implementar ações de Saúde e Segurança Ocupacional, é fundamental saber que, na legislação brasileira, consta a obrigatoriedade das empresas de proteger os seus colaboradores durante as atividades.


Além disso, as Normas Regulamentadoras (NRs), que fazem parte da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), determinam as práticas obrigatórias para as empresas com relação às medidas de segurança e saúde ocupacionais.


Portanto, o descumprimento dos padrões de segurança ou das medidas relacionadas à medicina do trabalho são passíveis de multas e podem até caracterizar crime. Por isso, é fundamental que as empresas estejam atentas aos riscos de expor o colaborador a acidentes.



Como aplicar ações de Saúde e Segurança Ocupacional?

As empresas precisam manter equipes especializadas, tanto em segurança do trabalho como em medicina ocupacional. As áreas são complementares no dia a dia das empresas, então é fundamental que ambas monitorem as atividades dos colaboradores em conjunto.


Os médicos especializados em saúde ocupacional são uma alternativa para empresas que desejam ter boas práticas internas de cuidado, assim como a contratação de engenheiros e técnicos em segurança do trabalho.


As empresas podem ter um sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho e assegurar que as normas estão sendo cumpridas. Uma alternativa são os serviços da GRS+Núcleo. Entre em contato e faça um orçamento com a equipe.


Sua empresa tem mantido serviços de Saúde e Segurança Ocupacional? Deixe nos comentários!

409 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page