Muitas vezes você já deve ter se deparado com uma frequência significativa de afastamentos de colaboradores, ou até mesmo um alto custo com planos de saúdes. Pois bem, eu tenho a resposta que pode estar causando essa situação: a desatenção para a saúde ocupacional.
A saúde ocupacional é uma das áreas mais importantes para um empreendimento. Além de melhorar o clima organizacional, é um elemento fundamental para garantir o bem-estar e a segurança dos funcionários, levando assim à motivação, engajamento e sucesso.
Bom, se você leu até aqui e conseguiu compreender a importância da saúde ocupacional, mas não sabe como promovê-la, vamos para algumas dicas!
Ergonomia
A ergonomia é um dos aspectos mais importantes, pois é através dela que as empresas promovem um espaço mais adequado no ambiente de trabalho. Além de estar ligado às leis trabalhistas, por meio de Normas Regulamentadoras, também está diretamente conectada à saúde ocupacional, pois evita problemas físicos como dores nas costas, ombros e região cervical do colaborador, que trabalha muito tempo sentado.
Ginástica Laboral
Programas de ginástica laboral estão apresentando excelentes resultados para empresas, pois ajudam a prevenir acidentes de trabalho causados, muitas vezes, pela falta de condicionamento.
Com a prática da atividade física estimulada pela empresa no próprio local de trabalho, durante a jornada diária, é possível fortalecer algumas musculaturas e evitar problemas posturais e lesões causadas por movimentos repetitivos ou esforços inadequados.
Quick massage
Muitas vezes, a rotina dos funcionários envolve muitos movimentos repetitivos, prejudicando a massa muscular.
Uma forma de resolver isso é com a quick massage. Tal cuidado com a saúde ocupacional reforça os efeitos da ginástica laboral, por exemplo, bem como alivia o resultado de esforços diversos. Além de tudo, é uma forma de os colaboradores relaxarem e conseguirem melhor desempenho.
Estímulo à realização de exames periódicos
A realização de exames periódicos já é prevista na lei, de modo que a empresa garanta o acompanhamento da saúde do trabalhador. Porém, nem sempre é possível estar atento a tudo. Existem muitas doenças silenciosas que podem não ser identificadas a tempo por esse processo.
Portanto, é sempre necessário que a empresa enfatize a importância de fazer exames periódicos, pois trata-se de uma forma de expandir o cuidado com a saúde para fora do ambiente de trabalho, de modo a mostrar que os colaboradores devem se preocupar com isso em todos os momentos. Essa atitude demonstra o quanto a empresa se preocupa com seus funcionários.
Em suma, o benefício de promover a saúde ocupacional não é apenas para os colaboradores, mas sim para a organização, porque quando proporcionamos ambientes saudáveis para colaboradores, o aumento da produtividade e do engajamento se tomam cada vez mais parte da rotina dos colaboradores.
Se interessou sobre esse assunto ou tem alguma dúvida sobre como promover essa saúde ocupacional? Entre em contato conosco, será um prazer lhe ajudar.
Comentários