A pandemia causada pelo Coronavírus pegou muitas pessoas de surpresa. O isolamento social necessário, adoção do Home Office e as vidas perdidas deixaram muitas pessoas em estado de alerta. O Brasil é um dos países que mais sofrem com a depressão e ansiedade, com mais de 18 milhões de casos em 2019.
Com a quarentena, esse número apenas aumentou. O estresse que o isolamento causou afetou muitas pessoas. A taxa de suicídio aumentou significativamente nesse período, a busca por terapia também.
Porém, a quarentena não vai durar para sempre. Quando esse período acabar, a saúde mental das pessoas deve ser um assunto constante e que precisa ser discutido.
De acordo com uma pesquisa realizada pela MindMiners em junho deste ano:
82% das pessoas estavam preocupados ou muito preocupados com a própria contaminação pelo COVID-19;
47% declararam estar sentindo muito estresse mental;
48% dos que estavam em Home Office diziam sentir falta de conviver com os colegas de trabalho.
Empresas são feitas de pessoas, e é preciso que o RH tome ainda mais cuidado com a saúde mental delas quando voltarmos ao ‘novo normal’.
Não sabe como lidar com os colaboradores quando as atividades presenciais retornarem? Separei algumas dicas que podem ajudar o setor de Recursos Humanos a cuidar melhor da saúde mental deles:
Fuja da infodemia
Infodemia é um fenômeno que consiste em absorver a maior quantidade de informações possíveis. No começo da pandemia, muitas pessoas estavam sendo afetadas por isso, e como as notícias nos jornais não eram boas, a ansiedade de muita gente ficou ainda mais atacada.
Por isso, uma das recomendações da OMS, publicada no guia de saúde mental feito especialmente para enfrentar a COVID-19, é justamente manter uma distância segura da mídia e evitar notícias que geram ansiedade e estresse.
Especialmente com a volta das atividades presenciais, as notícias podem atrapalhar mais do que ajudar. É importante saber de tudo, mas informação demais é sinônimo de problema.
Mantenha uma rotina
Mesmo no trabalho, é importante incentivar os colaboradores a manterem uma rotina, levando em conta as recomendações de distanciamento social e uso de máscara.
Indique terapia
Muitas empresas estão contratando terapeutas para ficarem disponíveis no ambiente profissional a qualquer hora do dia. Essa é uma ótima forma de ajudar os colaboradores a entenderem melhor os sentimentos conflituosos e saberem lidar com eles.
Proponha debates
Rodas de conversas e debates sobre o que está acontecendo no mundo e como o retorno às atividades presenciais para cada colaborador é importante também. Incentive isso na empresa, um canal de conversa aberto é a melhor maneira de superar esse período.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco para conversar sobre a melhor forma de manter sua empresa segura no retorno às atividades presenciais.
Comments