top of page
  • fernandorusso9

Qual o papel das empresas na saúde e na segurança do trabalho?

O papel das empresas no campo da saúde do trabalhador não é apenas essencial, é também uma obrigação legal. De acordo com o artigo 157 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), cabe às empresas:


● Observar e promover o cumprimento das normas de segurança e proteção da saúde no trabalho;

● Educar os funcionários por meio de ordens de serviço sobre os cuidados a serem tomados para prevenir lesões ou doenças ocupacionais.


Isso significa que assuntos como segurança e medicina do trabalho, bem como prevenção de acidentes ou doenças ocupacionais, são de responsabilidade da empresa.


Pensando nisso, neste artigo falaremos um pouco sobre isso e quais as principais doenças ocupacionais que acometem os trabalhadores. Siga a leitura e aproveite!


O que é segurança e saúde no trabalho?


Segurança e proteção à saúde no trabalho é um conjunto de normas e procedimentos exigidos por lei de empresas e empregados para prevenir doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e proteger a integridade física do trabalhador.


No Brasil, existem profissionais específicos responsáveis ​​por garantir que as regras de saúde e segurança do trabalho sejam aplicadas adequadamente nas organizações.


No Ministério da Economia, a Coordenação-Geral de Segurança e Saúde no Trabalho — CGSST, vinculada à Secretaria Especial de Previdência Social e Trabalho, é responsável pela gestão das atividades relacionadas à segurança e saúde no trabalho no Brasil, no âmbito do executivo.


No entanto, outros órgãos e instituições também atuam sobre o assunto, mesmo que não tenham competência da redação do NR. Um exemplo é a Justiça do Trabalho, que mantém o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.


As empresas entendem a importância de trabalhar na segurança e saúde de seus colaboradores. Dentro do conjunto de requisitos que precisam ser implementados, podem ser citadas ações como a criação de políticas de saúde e segurança, organização, planejamento e avaliação periódica dos empregados.


Qual a relação da Saúde e Segurança do Trabalho?


Saúde e segurança ocupacional devem andar de mãos dadas e promover um ambiente de trabalho seguro e melhor. Antigamente, o trabalho era percebido apenas para manter e auxiliar na sobrevivência, mas hoje inclui outros aspectos, como satisfação pessoal e satisfação emocional, diretamente relacionados ao campo da saúde.


As más condições de trabalho impactam na saúde do funcionário, prejudicam-na, e a empresa também sente um impacto negativo na sua produtividade. É por isso que a combinação dessas 2 áreas é tão importante para a empresa e traz, entre outras vantagens:


● Reduzir o risco de acidentes de trabalho;

● Reduzir o número de doenças ocupacionais;

● Promover melhores condições físicas e mentais para todos os colaboradores;

● Desenvolver planos de risco para melhorar a organização da empresa e a sensação de segurança de todos;

● Reduzir ou mesmo eliminar gastos com multas e indenizações por descumprimento de normas regulamentadoras;

● Aumento da produtividade dos colaboradores que passam a ter uma boa qualidade de vida.


Quais as responsabilidades do RH com a Segurança do Trabalho?


Segundo a Secretaria da Previdência Social, foram registrados mais de 720 mil casos de acidentes e doenças ocupacionais entre profissionais segurados pela Previdência Social em um ano. Um fato bastante preocupante para qualquer profissional de RH.


Muitas empresas não possuem pessoas para substituir os funcionários feridos, por isso é essencial que os profissionais de RH de sua empresa gerenciem uma boa saúde e segurança ocupacional.


Existem muitas empresas que terceirizam esse serviço por não terem uma equipe responsável, por isso é de extrema importância que o RH centralize e seja preciso em todas as informações internas de sua empresa, para que o terceirizado entenda e consiga realizar seus trabalhos.


O RH é essencial para promover o bem-estar e a saúde de todos os colaboradores da empresa e é responsável por todas as atividades relacionadas a essa área, mesmo que seja uma empresa terceirizada.


A relação entre saúde e segurança no trabalho é algo muito importante para sua empresa pensar e investir. Ao combinar essas duas áreas, seus funcionários serão mais produtivos e felizes, além de sua empresa colher melhores resultados e um ambiente de trabalho agradável.


Conheça a GRS+Núcleo


Temos uma equipe de Engenheiros de Segurança e Técnicos de Segurança do Trabalho altamente capacitados para lidar com as Normas Regulamentadoras. Para saber mais, leia os artigos no nosso blog ou entre em contato conosco.


Se você gostou desse artigo, não deixe de interagir nas nossas redes sociais.

bottom of page