Buscar
  • fernandorusso9

Principais ações de prevenção para a Segurança do Trabalho



Um dos principais pilares para manter todos os colaboradores bem é a segurança no ambiente de trabalho. A Segurança do Trabalho vai muito além de regras pré-estabelecidas, é uma das formas mais eficientes de garantir o bem-estar de todos que habitam uma empresa.


Para isso, é preciso ter um planejamento eficiente com ações necessárias para manter todos em segurança e, com a crise causada pelo COVID-19, essa necessidade ficou ainda maior.


Se você não sabe quais ações são essas, eu explico abaixo.


Preze pela atenção no trabalho


Qualquer ação, seja qual for, precisa ser feita com foco. Muitas vezes, um deslize mínimo pode custar a vida de alguém. Especialmente em cargos que envolvam riscos, é fundamental ter atenção dobrada nos fatores do ambiente que podem torná-lo perigoso.


Por isso, dependendo da função do colaborador, evitar coisas que podem causar distrações (como celulares, por exemplo) pode ser uma boa solução. Além disso, conversas e até mesmo excesso de cansaço ou stress podem expor o indivíduo a acidentes.


Evite exposição imprudente


Se determinada função for muito arriscada e for possível evitá-la, preze sempre pela vida. Evite a exposição imprudente e desnecessária, e se alguma situação próxima a você demonstra perigo iminente, não se aproxime. Esse pensamento deve ser difundido por toda empresa para que, assim, todos os colaboradores tenham conhecimento dos riscos e os evitem em todas as situações.


Quando calculado, o risco pode ser entendido, o que dá mais tempo para a empresa tomar as medidas necessárias e fornecer os EPIs adequados para a situação. Algumas atividades profissionais pressupõem perigos, mas, nesses casos, o trabalhador deve ter recursos de proteção.


Exija o uso dos Equipamentos de Proteção Individual


Os EPIs são de extrema importância para todas as empresas, e devem ser levados a sério por todos os colaboradores. É obrigação da empresa fornecer os EPIs sem nenhum tipo de custo adicional para o colaborador.


Cada trabalho executado tem parâmetros que exigem EPIs específicos. Da mesma forma, uma vez que os EPIs estejam em posse do colaborador, ele é obrigado a utilizá-los, assim como zelar pela integridade deles, e cabe ao RH exigir o uso desses equipamentos e punir os colaboradores que não os utilizarem frequentemente.


Faça o possível para manter o ambiente de trabalho mais seguro


Uma empresa é feita de pessoas, então, cabe aos colaboradores fazerem o possível para tornar o ambiente mais seguro e confortável de se trabalhar.


Se quiser mais dicas de como realizar um planejamento de Segurança do Trabalho, entre em contato conosco.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo