top of page
  • fernandorusso9

Primeiros passos para uma gestão integrada de saúde corporativa

Atualizado: 15 de set. de 2021

No atual cenário nacional, o investimento das empresas com o benefício do plano de saúde já é considerado o segundo maior custo do orçamento. Mesmo assim, segundo aponta a Associação Paulista de Recursos Humanos e Gestores de Pessoas (AAPSA), 79% dos motivos de afastamento do trabalho e absenteísmo são por causa da saúde.


Diante deste cenário, pensar na gestão integrada de saúde corporativa pode ser uma boa oportunidade para reduzir esses números e ainda ganhar em produtividade e motivação dos colaboradores.


A estratégia consiste em uma gestão de saúde integral, interligando medicina ocupacional, saúde assistencial, prevenção e programas de saúde e bem-estar para garantir mais eficiência nas suas ações. Como consequência, existe uma redução de custos, já que, em casos de riscos, é possível agir com antecedência, evitando doenças mais graves e afastamentos por mais tempo.


Conheça os primeiros passos para uma gestão integrada em saúde


Primeiro de tudo, é preciso conhecer bem o perfil da sua empresa. Quais as principais necessidades, objetivos, número de colaboradores, segmento e área de atuação, enfim, todos os detalhes para buscar ações e resultados mais efetivos. Neste caso, a GRS+Núcleo pode ajudar com um software capaz de realizar esse tipo de análise.


O segundo passo é integrar a medicina com a promoção de saúde. Promover exames ocupacionais periódicos possibilitam avaliar, identificar e monitorar qualquer doença, com o objetivo de intervir com ações preventivas o quanto antes.


Além dos exames periódicos, é preciso se atentar também às medidas de segurança e ações para promover qualidade de vida. No caso das medidas de segurança, estamos falando desde equipamentos para proteção individual (EPIs), até os cuidados nas escolhas das cadeiras para não causar problemas na coluna, por exemplo.


Já no caso da promoção de qualidade de vida, a empresa pode facilitar o acesso a consultas com psicólogos, descontos em academias, aulas de alongamento, entre outras soluções que promovam bem-estar e incentivem o colaborador a cuidar da saúde física e mental. Dessa forma, é possível prevenir outras doenças que levam ao absenteísmo.


Entre em contato com a GRS+Núcleo por meio da página de contato.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page