A Gestão Integrada da Saúde são ações específicas realizadas pelo RH das empresas, com o objetivo de melhorar a saúde e prevenir doenças e acidentes, sempre visando o bem-estar físico e mental dos colaboradores da empresa.
Essas ações visam, além da qualidade de vida dos colaboradores da empresa, beneficiar-se da produtividade.
Isso porque um funcionário que está saudável, sente-se apoiado, seguro, feliz, tem menos chances de ter ou ter problemas de saúde física e mental que levem à perda do emprego, absenteísmo e falta de motivação para continuar trabalhando na empresa.
Continue a leitura e saiba quais as vantagens de ter a gestão integrada de saúde na sua empresa. Aproveite!
Primeiros passos para a gestão integrada de saúde
Atualmente, no cenário nacional, o investimento das empresas com benefícios de planos de saúde já é o segundo maior custo para os funcionários. No entanto, 79% dos motivos de absenteísmo são por motivos de saúde, segundo a Associação Paulista de Gestores de Recursos Humanos e Pessoas (AAPSA).
Por preocupação com seus funcionários, as organizações estão mudando sua percepção de cuidado. A gestão da saúde tornou-se importante para coordenar a medicina do trabalho e garantir eficiência em suas ações, assim, consequentemente, reduzir custos, pois fortalece a atenção básica e, nos casos de riscos, toma medidas antecipadas.
Com isso, a empresa e o funcionário têm acesso a benefícios que atendem às suas necessidades.
Que ações estão contempladas na Gestão Integrada de Saúde?
Basicamente, as principais ações são: programas de qualidade de vida, acompanhamento de gestantes e idosos ou portadores de doenças crônicas, assistência à saúde, gestão de informações sobre a saúde dos colaboradores na contratação com relatórios e a suspensão dos funcionários de acordo com o perfil de cada empresa.
As ações a serem tomadas na empresa dependem de uma série de fatores, cuidadosamente estudados para tomar medidas que venham, de fato, melhorar a saúde dos trabalhadores em todo o mundo, monitorar e prevenir doenças evitáveis relacionadas à alimentação e sedentarismo.
O que a empresa ganha com a Gestão Integrada à Saúde?
Ter um RH preocupado com a saúde dos colaboradores faz com que a empresa ganhe mais engajamento dos funcionários. Um colaborador sempre pensará duas vezes antes de mudar para outra empresa ou concorrente.
Outros benefícios importantes são a prevenção de doenças graves, além de gerar muita economia para a empresa no médio e longo prazo. Tal fato ocorre, pois, um trabalhador saudável, além de ser mais produtivo, tende a não incorrer em grandes custos no sistema de saúde ou utilizá-lo para tratamentos caros, como cirurgias, por exemplo.
Para diminuir o uso desse sistema por meio da prevenção de doenças, a empresa tem menos manutenção e, portanto, sobra mais dinheiro para poder investir em outros setores para a empresa crescer ou para os próprios funcionários.
Conheça a GRS+Núcleo
Prezar pelo cumprimento das normas e leis relacionadas aos acidentes em ambiente de trabalho é fundamental, por isso a GRS+Núcleo atua, oferecendo soluções em gestão de saúde e segurança do trabalho.
Com a GRS+Núcleo, você recebe um panorama ampliado de todos os fatores de risco do ambiente e como transformá-los e adaptá-los para um lugar com o máximo conforto e segurança.
Conheça as soluções da GRS+Núcleo e faça a diferença em sua empresa.
Comentarios