Buscar
  • fernandorusso9

Por que mapear o perfil epidemiológico dos colaboradores?

Liderar uma equipe requer atenção a diversas questões, mas a mais importante, sem dúvidas, são os colaboradores, em especial a saúde deles. As doenças ocupacionais sempre foram um motivo de preocupação para gestores de RH, pois impactam diretamente nos negócios.

Colaboradores doentes impactam diretamente o andamento da organização, por esse motivo, manter um olhar atento a essa questão é de extrema importância.


Trabalhadores doentes proporcionam retornos negativos ao andamento dos negócios, a produtividade é afetada e a demanda com gastos e tratamentos impactam negativamente na sinistralidade dos planos de saúde. Para isso, a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis é realizando um mapeamento epidemiológico dos colaboradores.


Doenças ocupacionais estão diretamente relacionadas ao tipo de atividade que o colaborador executa. Assim, se faz necessário trabalhar na prevenção delas, minimizando os riscos envolvidos na execução das atividades, fazendo o mapeamento. Com um planejamento adequado, a tomada de decisão fica mais fácil e também é possível reduzir custos não planejados.


E como pode ser feito esse mapeamento?


Há muitas formas de fazer esse procedimento, uma das mais comuns é a elaboração e aplicação de um questionário para os colaboradores. Após a coleta de dados você deverá:


- Traçar o perfil epidemiológico;

- Realizar um estudo aprofundados dos dados;

- Entender as necessidades primárias;

- Elencar as principais patologias que atingem os colaboradores;

- Traçar estratégias para minimizar riscos;

- Entender qual o tratamento adequado para cada caso;

- Desenvolver ações de consultas periódicas para identificar doenças em estágios iniciais;

- Mensurar os resultados das ações aplicadas.


Para que tudo aconteça corretamente, é importante também realizar ações de incentivo e certificar-se de que todos os colaboradores estão participando da campanha. Quanto maior o impacto, maior a eficácia.


Após essa série de procedimentos adotados, será perceptível uma melhora no clima organizacional, pois quando uma empresa importa-se e cuida de seu bem mais precioso que são os colaboradores, tudo caminha rumo à plenitude. Quando tudo estiver em ordem, a rotina será mais leve e prazerosa.



Para realizar esses processos, conte com a GRS+Núcleo e cuide da saúde de seus negócios, começando pelo principal: os colaboradores. Entre em contato conosco e saiba mais.

3 visualizações0 comentário