Buscar
  • fernandorusso9

Por que mapear o histórico de saúde dos colaboradores?

Empresas que buscam ter conhecimento do perfil de cada funcionário no quesito saúde tem sido crescente nos últimos anos. Os dados ajudam a escolher o plano de saúde mais adequado para a equipe, além de contribuir para o desenvolvimento de ações focadas na promoção da saúde.


“Pessoas saudáveis e felizes produzem mais. Quando o RH olha e trata com cuidado seus colaboradores, impacta diretamente na equipe, gerando mudanças de postura e engajamento. Isso otimiza custos, gera economia em torno de 30% e traz resultados para a empresa”, afirma a especialista em gestão de saúde e sócia da AzimuteMed, Luciana Lauretti.


A saúde ocupacional nas empresas é uma área da medicina dedicada aos cuidados da saúde dos colaboradores, ajuda a promover um melhor ambiente de trabalho e uma melhor qualidade de vida, prevenindo doenças que possam surgir em decorrência do trabalho em qualquer setor, sendo tudo isso fiscalizado pelo Ministério do Trabalho.


Hoje, a saúde ocupacional é necessária em qualquer empresa, atuante nos mais variados segmentos, pois seu intuito é zelar por aquilo de mais precioso que uma organização possui: seus colaboradores.


As ações de saúde ocupacional têm como objetivo principal a promoção do bem-estar e melhores condições de trabalho aos colaboradores. Para isso, são desenvolvidas uma série de ações dentro do ambiente corporativo, com a finalidade de estimular a participação e a conscientização dos colaboradores, a fim de melhorar seu dia a dia no ambiente profissional, e, consequentemente, seu desempenho.


Algumas das atividades mais comuns que podem ser ministradas são:

  • Aulas de alongamento;

  • Aula de ioga;

  • Fisioterapia;

  • Atendimento psicológico;

  • Massagens.

A conscientização e desenvolvimento de projetos voltados para a saúde ocupacional no ambiente corporativo devem ser pautas do RH, que é o profissional indicado e capacitado para desenvolver projetos como esses.


Interessante, não acha? No quesito saúde ocupacional nas empresas, a GRS+Núcleo pode ajudar e muito a sua empresa na implementação. Envie uma mensagem e tire outras dúvidas sobre o serviço.

6 visualizações0 comentário