top of page
  • fernandorusso9

O que é DDS e como implementar na sua empresa?

O Diálogo Diário de Segurança, ou DDS, é uma importante atividade que faz parte das rotinas das empresas e visa melhorar a segurança, o bem-estar e a saúde corporativa de todos os colaboradores da equipe, mas sobretudo daqueles cuja função envolve um certo risco.


É uma conversa com os funcionários sobre a importância da segurança no trabalho, que anteriormente chamava-se “Minuto de Segurança”, mas essa nomenclatura mudou depois dos anos 90.


Seu principal objetivo é estimular a reflexão sobre a segurança do trabalho na forma de pequenos diálogos, que devem sobretudo priorizar a objetividade e serem de curtíssima duração.


Justamente por isso, os tópicos abordados devem ser trabalhados com bastante precisão, para que atraiam a atenção contínua dos trabalhadores e sejam eficientes para a empresa como um todo.


Saiba mais sobre o DDS lendo esse artigo da GRS + Núcleo.



O que é DDS?


O DDS (Diálogo Diário de Segurança) é voltado para promover reflexões sobre os riscos de acidente no trabalho, e, com isso, incentivar uma autoanálise sobre o assunto, que, no fim, preza por garantir a segurança na rotina da equipe em suas funções, tornando-a mais eficiente.


Essa conversa deve ser feita no ambiente de trabalho de forma objetiva, prática e bem simples, com uma duração de, no máximo, 15 minutos. Além disso, é ideal que seja feito diariamente, um pouco antes do colaborador iniciar suas atividades. Apesar disso, há empresas que preferem fazê-lo de maneira mais espaçada.


Por isso, antes de realizar o DDS, é preciso checar as necessidades da empresa, sempre tendo em mente o fato de que o Diálogo precisa ser contínuo e voltado para orientações rápidas. Além disso, ele precisa ser intermediado por um profissional de segurança do trabalho ou um especialista nesse assunto.



Como o Diálogo Diário de Segurança funciona?


Durante o Diálogo Diário de Segurança, um funcionário especializado em práticas de segurança no meio ambiente trabalhista ou em saúde ocupacional passa informações importantes em um breve bate-papo.


Ele também pode ser conduzido por supervisores e gerentes das áreas específicas nas quais os funcionários estão envolvidos, desde que tenham domínio suficiente sobre o assunto.


Por não ser longo, ele também não costuma ser repetitivo ou cansativo e, como geralmente é feito antes de começar o trabalho, permite que os colaboradores fiquem com ideias frescas na mente para colocar em prática ao longo do dia.


Qual é a sua importância?


Falar sobre a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho é muito útil, já que é extremamente importante manter a integridade física dentro e fora da companhia, por meio de diversos temas.


Em algumas situações específicas como trabalho em altura, a quente ou em espaço muito confinado, por exemplo, o DDS é essencial e funciona muito, porque os trabalhadores ficam cientes especificamente das atividades que vão ser realizadas na sequência.


Na hora em que estiver ocorrendo o Diálogo Diário de Segurança, o senso de observação e atenção devem estar muito fortes, principalmente para identificar alguma probabilidade de ocorrências indesejáveis, que podem levar a um acidente de trabalho, como sonolência, olheiras ou sinal de embriaguez, por exemplo.



Quando o Diálogo Diário de Segurança deve ser realizado?


O Diálogo Diário de Segurança deve ser realizado diariamente e, como já mencionamos, precisa ser curto. Portanto, se por acaso ele se tornar uma reunião mais extensa, será preciso agendar um outro horário para um treinamento mais completo.


Nesse tipo de treinamento amplo, o colaborador vai poder tirar todas as suas dúvidas mais complexas e se aprofundar mais nesse assunto e em outros pertinentes. Justamente por isso, é indicado que o DDS se junte com essas práticas completas.


Quais são os benefícios do DDS?


Os principais benefícios do DDS são:


● Reforço para conteúdos já abordados em treinamentos anteriores.

● Dinâmica mais produtiva entre os colaboradores.

● Reciclagem de assuntos já tratados, para mantê-los em mente.

● Vida mais saudável e maior qualidade de vida na empresa.


Como implementá-lo nas empresas?


Primeiro, é preciso que haja uma comunicação entre os trabalhadores e, nela, se diga que será feito todos os dias de forma rápida e antes do horário normal. Diariamente, deve ser escolhida uma pauta para guiar o Diálogo e é importante que todos os colaboradores estejam presentes.


Ao final da conversa, é importante deixar espaço para os colaboradores relatem seus casos, deem indicações e recomendações, bem como a possibilidade de trazer casos reais como uma forma de gerar impacto.


Conheça nossos serviços!


Se você gostou desse artigo, não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar em suas redes sociais.


Acesse nosso blog para ler mais sobre segurança no ambiente de trabalho e nos acompanhe nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page