Buscar
  • fernandorusso9

Janeiro Branco: já ouviu falar?

As campanhas que associam cores aos meses têm feito grande sucesso ao engajar pessoas em torno de temas relacionados à saúde e que merecem a nossa atenção.


O Janeiro Branco surgiu como uma oportunidade de cuidar da saúde em sua forma mais ampla. Com um espírito semelhante ao Outubro Rosa e o Novembro Azul, o mês branco tem como objetivo alertar e conscientizar a comunidade acerca de um tema atual, mas pouco explorado pela população.


O início de um novo ano traz expectativas e esperanças para todos em uma organização. No entanto, as boas condições de saúde mental e emocional precisam estar presentes para acompanhar os compromissos dessa época, uma vez que costumam ser mais intensos.


Mas, afinal, do que trata essa campanha? Para responder essa questão, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre o Janeiro Branco neste artigo! Continue lendo e acompanhe.


Por que o Janeiro Branco?


O Janeiro Branco é uma campanha que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental. O objetivo é colocar esse tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional — algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade.

Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Minas Gerais, a campanha chega ao seu sétimo ano no Brasil com a proposta de um mundo no qual as pessoas tenham mais responsabilidade consigo mesmas e com as outras.

Qual sua importância?

As abordagens e os cuidados com a saúde mental costumam ser vistos ainda com olhares equivocados e preconceituosos, construídos ao longo de muitos anos de desatenção acerca do assunto. Por sua vez, o movimento Janeiro Branco promove iniciativas que conduzem as pessoas ao autoconhecimento e ao alcance de sua capacidade de lidar com o dia a dia.

Durante a campanha, são oferecidos caminhos e alternativas capazes de reduzir os impactos negativos de experiências pessoais que abalam, aborrecem e criam mal-estar crescente. Essas situações comuns podem evoluir facilmente, por exemplo, para transtornos que se traduzem em ansiedades e alterações de comportamento, como o isolamento.

É por isso que se considera a importância da campanha Janeiro Branco residindo, sobretudo, no fato de chamar a atenção para os componentes mentais e emocionais da saúde. Isso significa um esforço maior para se alcançar o bem-estar físico e emocional, como prescreve a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu conceito ampliado de saúde.

Se você tiver alguma dúvida sobre o Janeiro Branco ou sobre como realizar ações mantendo todo o cuidado contra o COVID-19, entre em contato conosco.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo