Buscar
  • fernandorusso9

Humanização na saúde: como aplicar na sua empresa

Durante um longo período, os cuidados relacionados à saúde do colaborador nas empresas limitavam-se apenas ao bem-estar físico. No entanto, sabemos que atualmente não é apenas o físico que deve receber a devida atenção. A importância de se oferecer um olhar mais atento às questões psíquicas e sociais é pauta constante nas organizações. Por isso, fala-se cada vez mais da humanização na saúde.


As empresas que são adeptas dessa prática, podem observar o colaborador em sua totalidade, considerando suas características e individualidades. Essa humanização coloca o colaborador no centro dos cuidados, o que promove sua valorização, e, consequentemente, sua motivação. Para os gestores, é necessário compreender a importância da humanização da saúde e como aplicar o conceito dentro da empresa. Ter uma equipe mais saudável e engajada é o segredo para o sucesso de qualquer negócio. Mas você sabe como funciona esse conceito e de que forma pode aplicar dentro da empresa? Continue a leitura!

Para começar, vamos entender um pouco mais sobre o que é a humanização da área da saúde. A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada com o objetivo de oferecer um atendimento mais humanizado para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e também para incentivar uma melhor relação entre usuários, gestores e profissionais de saúde.


As diretrizes da PNH do Ministério da Saúde envolvem o acolhimento, para que o indivíduo seja ouvido pelos profissionais, recebendo o atendimento conforme prioridades. Essa política de humanização na saúde envolve, ainda, a defesa dos direitos dos usuários, a ambiência, com a criação de espaços mais confortáveis, acolhedores e saudáveis.

Nesse último caso, o paciente recebe um atendimento individualizado, considerando suas características, singularidades e as particularidades da sua condição. Assim, o tratamento é holístico e personalizado.

Apesar da PNH ter sido criada pelo SUS, seus conceitos trazem uma base muito importante para as empresas. Afinal, aplicando esses conceitos, é possível atender as necessidades dos colaboradores considerando não apenas a doença, mas todo o contexto no qual eles estão inseridos. Qual a importância da humanização na saúde?

O cuidado com a saúde dos colaboradores dentro da empresa também precisa passar por um processo de humanização. Quando praticada, a humanização na saúde não proporciona apenas o reequilíbrio orgânico, mas também a qualidade de vida e bem-estar. Isso impacta de forma direta a relação do colaborador com a empresa, promovendo satisfação e, consequentemente, maior engajamento e motivação.

Satisfeitos e saudáveis, os profissionais apresentam uma melhor produtividade, além de reduzirem as taxas de absenteísmo e afastamento do trabalho. Com a inserção do conceito da PNH, a empresa também ganha excelentes resultados, visto que quando há colaboradores satisfeitos, tudo fica mais fácil e leve, não é mesmo?


Quer saber mais? Entre em contato conosco.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo