Buscar
  • fernandorusso9

Diversidade e inclusão: a importância de inserir dentro das empresas

Atualizado: 5 de Ago de 2021



A diversidade e a inclusão são muito importantes nas companhias, já que pessoas diferentes em uma mesma organização constroem uma variedade de pontos de vistas diversos, resultando em muitas soluções inovadoras para as questões que envolvem o trabalho da empresa.


Adiversidade-e-inclusão-a-importância-de-inserir-dentro-das-empresas imagem da instituição também melhora muito, porque ela é vista como comprometida com a responsabilidade social e não só com lucros, além de também elevar o capital humano, que é o grande bem a ser preservado.


Quer saber mais sobre por que a diversidade e a inclusão dentro das empresas é tão importante? Continue a leitura e entenda!


Qual a importância da diversidade nas companhias?

É importante, primeiramente, diferenciar “diversidade” e “inclusão”. A diversidade é um conjunto de características que fazem um indivíduo ser único. Com relação às empresas, diz respeito a um princípio que passa pela sua cultura e seus valores.


Já a inclusão é sobre o respeito que devemos ter com relação a esses traços únicos de cada um, considerando os seus diferentes pontos de partida e experiências ao longo da vida. De modo geral, a diversidade vai muito além da contratação de pessoas de diferentes origens, gêneros, raças, orientações sexuais, deficiências e idades.


Primeiramente, para haver inclusão em uma companhia, ela deve estar alinhada com uma cultura abrangente, visando sempre o rompimento de padrões e estereótipos tradicionais que são prejudiciais, principalmente no ambiente de trabalho. Em uma frase: é preciso ampliar os horizontes da equipe.


A inclusão social cria um local de trabalho cada vez mais acolhedor, com menos julgamentos e mais abertura para se expressar e dar opiniões. Portanto, adotar uma estratégia de diversidade e inclusão é uma forma de potencializar qualquer negócio, criando mais oportunidade e inovação.


Finalmente, ter contato com indivíduos diferentes entre si faz parte do processo de desenvolver maior empatia, flexibilidade, compreensão e, especialmente, uma comunicação não segregacionista entre os colaboradores.


Quais são os principais grupos de diversidade nas empresas?

Algumas associações são destacadas nas discussões e no estabelecimento de ações sobre diversidade e inclusão, que também recebem o nome de grupos (ou comitês) de afinidade ou ERG (Employee Resource Groups).


Lembrando sempre que a importância vai além de unir pessoas com ideias diferentes, dando ênfase a seus diversos lugares de fala e vivências, oferecendo uma igualdade de oportunidades para a apresentação de pontos de vistas distintos sobre um mesmo assunto.


1. Idade

Chamada também de diversidade etária ou geracional, envolve a prática de uma construção de times com representantes de gerações diferentes, considerando a visão de mundo e a experiência profissional de cada pessoa. Dessa forma, promove-se o equilíbrio entre curto, médio e longo prazo, gestão de crise, aprendizado e muitas outras vantagens.


2. Gênero

Os times devem abarcar todas as identidades de gênero, promovendo a igualdade de direitos, deveres e oportunidades de crescimento. No Brasil, essa inclusão é ainda mais necessária: segundo o IBGE, as mulheres ainda ganham menos do que os homens, recebendo apenas 77,7% de seu salário, numa pesquisa feita em 2019.


3. Orientação sexual

As oportunidades devem ser estendidas igualmente entre as pessoas com diferentes orientações sexuais. Para isso, deve-se primeiro desenvolver a equidade, através do respeito dentro da organização, dando lugar à promoção da diversidade.


Infelizmente, ainda hoje, há um grande número de empresas que resistem a essa contratação, o que prejudica muito a busca por uma igualdade no mercado de trabalho. Por isso, é tão importante continuar promovendo a diversidade.


4. Etnia

A diversidade étnica é uma marca brasileira, considerando que o Brasil reúne povos cujas identidades variam. Como cada povo tem sua própria história, origem, costumes e cultura, a companhia vai ser beneficiada com cada vez mais conhecimentos.


Além disso, a diversidade étnico-racial engloba o combate ao racismo e qualquer outro tipo de discriminação devido às características de um grupo. O nosso país ainda falha muito na representatividade de pessoas negras em funções de liderança.


Por isso, é essencial a contratação desses grupos, principalmente pelas dificuldades que enfrentam também na sociedade, para além do mundo do trabalho.


5. Pessoas com deficiência (PCD)

Quando falamos deste grupo, tratamos sobre todos os tipos de deficiência, seja ela visual, auditiva, mental, física ou múltipla (duas ou mais deficiências associadas).


A Lei de Cotas ajuda muito a garantir a representatividade dessas pessoas nas companhias, entretanto, assim como vemos no grupo da diversidade étnica, elas ainda encontram-se na base da hierarquia organizacional, mesmo quando possuem uma boa bagagem acadêmica.


Além de atuar na anulação de barreiras do ambiente (aquelas que impedem o acesso físico ou a interação social), é preciso também disponibilizar ferramentas e condições de acessibilidade para a comunicação e desempenho no trabalho.


Alguns exemplos de produtos e serviços que podem ser incluídos são os softwares de leitura para cegos, o acesso para cães-guia e os trabalhos de atendimento para pessoas com deficiência auditiva, como intérpretes ou cidadãos capacitados em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Quais os benefícios da inclusão e da diversidade nas empresas?



Começando com uma cultura de inclusão e respeito ao próximo, que melhora muito o clima organizacional, a integração e a diversidade também enriquecem o repertório intelectual das companhias, estimula uma comunicação mais eficaz entre os colaboradores e dá abertura para um feedback, além de uma capacidade bem maior para resolver adversidades.


A empatia também é muito enfatizada e o atendimento é mais humanizado, gerando assim uma reputação positiva para o trabalho, uma retenção de talentos e uma maior satisfação dos trabalhadores.


Finalmente, é considerável o aumento do potencial de inovação e da lucratividade.


Como a diversidade e a inclusão podem ser o caminho para o sucesso da empresa?

Trabalhando constantemente com pessoas que pensam diferente, os colaboradores saem frequentemente de sua zona de conforto, o que contribui para sua criatividade. Além disso, as empresas que apostam na diversidade de gênero, por exemplo, têm maior probabilidade de obter um desempenho financeiro melhor que o da concorrência.


O espaço de trabalho torna-se então um lugar para propor novas maneiras de realizar tarefas e valorizar feedbacks dos trabalhadores para melhorar cada vez mais o atendimento.


Os líderes, por sua vez, possuem mais chance de promover confiança e diálogo aberto, resultando, por fim, em uma equipe mais feliz e realizada.


Quais são os maiores desafios da diversidade para as empresas?

Os maiores desafios para as empresas têm sido romper com o machismo, racismo, homofobia e outros tipos de preconceito enraizados na sociedade. Além disso, outras barreiras precisam ser quebradas para o alcance da diversidade e inclusão nas empresas brasileiras, como:


  • A falta de informação, que exige uma conscientização a respeito das vantagens de um trabalho inclusivo;

  • A aceitação e o respeito dos gestores e colegas, que pedem as iniciativas de educação da liderança e humanização dos locais de trabalho;

  • A falta de preparo na área de Recursos Humanos, salientando a necessidade de cursos e outros mecanismos que tornem aptos e apoiem os funcionários, em direção à diversidade.


A GRS + Núcleo pode te ajudar!

Nosso grupo consegue analisar determinada comunidade de colaboradores, identificando assim as equipes para as quais devem ser estabelecidas políticas de atuação personalizadas e prevenindo possíveis sinistros nos Planos de Saúde oferecidos aos funcionários, independente da modalidade da gestão adotada.


Para saber mais, entre em contato conosco e contrate nossos serviços!


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo