top of page
  • fernandorusso9

Conheça os benefícios da saúde assistencial da GRS+Núcleo para a sua empresa.

Saúde assistencial e saúde ocupacional podem parecer conceitos iguais em um primeiro momento. Porém, são áreas que se completam, a fim de proporcionar mais segurança e bem-estar para a sua equipe.


Isso porque cuidar da saúde dos colaboradores é um grande desafio para as empresas, e a integração dessas duas áreas pode ser a chave para resultados efetivos nesse quesito.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, a maior causa de doenças é o trabalho. Nesse exato momento, muitos líderes ficam perdidos em como agir, e a semelhança entre as duas nomenclaturas acaba gerando dúvidas e confusões até mesmo entre os profissionais da área.


Então, continue a leitura e conheça mais sobre a saúde assistencial. Aproveite!


O que é saúde assistencial?


A saúde assistencial também pode ser praticada como forma de medicina preventiva e visa a promoção da saúde em todas as áreas. Isso significa, além de apoiar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, introduzir os cuidados necessários para a prevenção de doenças.


Segundo a OMS, a Organização Mundial da Saúde, um ambiente de trabalho saudável é aquele em que trabalhadores e empregadores trabalham juntos para usar um processo de melhoria contínua para proteger e promover a saúde, a segurança e o bem-estar de todos e a sustentabilidade do local de trabalho.


Na prática, a empresa investe em medidas e recursos para reduzir os riscos ocupacionais, diminuir o absenteísmo e a rotatividade de funcionários, aumentar o comprometimento e a disposição, reduzir custos e aumentar a produtividade.


Abaixo você vê algumas ações de saúde assistencial que podem ser implementadas na sua empresa:


Prevenção de doenças


A ação preventiva para as doenças mais comuns pode ser realizada simplesmente por meio da divulgação de informações. Mantenha um calendário de datas importantes relacionadas à saúde e agende eventos para as mais importantes.


Campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, que tratam da prevenção do câncer de mama e próstata, são bons exemplos de dados de saúde que podem atuar com informações de prevenção.


Promova saúde mental e bem-estar


A atividade física e a alimentação saudável têm grande influência na saúde dos colaboradores. A empresa pode oferecer frutas durante o expediente, dicas de alimentação ou acompanhamento nutricional para os funcionários.


Cuidar da sua saúde mental também é importante para uma vida equilibrada e pode ter um grande impacto no bem-estar geral de suas equipes.


Crie um bom clima organizacional


O clima organizacional, ou melhor, o ambiente de trabalho, deve ser percebido pelo colaborador como agradável, pois isso afetará diretamente a produtividade e a motivação, assim como a sua saúde.


Boas relações entre os gestores e suas equipes, comunicação transparente, ações que promovam o bem-estar geral, tudo isso pode impactar na forma como o colaborador percebe o ambiente de trabalho.


O aumento da satisfação global reflete-se na saúde física, mental e emocional do colaborador, evitando doenças mentais, aumentando a retenção e reduzindo o absentismo.


Qual a relação da saúde assistencial com a saúde ocupacional?


A saúde ocupacional pode ser definida como um conjunto de normas, procedimentos e ferramentas, cujo objetivo é reduzir, eliminar e neutralizar os riscos decorrentes das atividades laborais, obrigatórios e fiscalizados pelo Ministério do Trabalho, por meio da NR (Normas Regulamentadoras).


Por isso, como dissemos lá em cima, o ideal é unificar as áreas, o que se torna a melhor forma de garantir o cumprimento da legislação, zelar pela saúde do colaborador e reduzir os custos da empresa.


Conheça a GRS+Núcleo


A GRS+Núcleo dispõe de um corpo médico rigorosamente formado para alcançar os melhores resultados clínicos, utilizando a sua experiência e suportando uma excelente estrutura para a realização de acompanhamentos individuais.


Dessa forma, os profissionais conseguem tomar todas as medidas preventivas e manter a população sob controle.


Nosso corpo clínico é indicado pelos planos de saúde mais conceituados do mercado, que reconhecem a qualidade de nossos serviços e os benefícios que trazem para seus usuários e, por sua vez, para seus clientes.


Para orientar melhor os colaboradores em relação à saúde e segurança no ambiente de trabalho, acesse nosso site.

16 visualizações0 comentário
bottom of page