top of page
  • fernandorusso9

Como deve ser implantado um plano de gestão de saúde e segurança na sua empresa?

A saúde e segurança do trabalho são um conjunto de medidas que visam reduzir a incidência de acidentes, doenças ocupacionais e proteger a integridade dos trabalhadores. A legislação brasileira determina que as empresas cumpram as Normas Regulamentadoras (NR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para garantir a saúde de seus funcionários.


Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 2,3 milhões de pessoas morrem no mundo e 300 milhões ficam feridas devido a acidentes de trabalho todos os anos. 20 pessoas morrem a cada 5 minutos.


Por causa dos dados alarmantes, mais órgãos e empresas — públicas e privadas, com e sem fins lucrativos — estão trabalhando para garantir que as técnicas de segurança do trabalho sejam implementadas. Além da redução de acidentes, outros benefícios podem ser obtidos com isso.


Siga a leitura e saiba mais sobre este assunto importantíssimo!


Como implantar uma cultura de segurança no trabalho?


Os benefícios que a Segurança do Trabalho pode trazer para qualquer empresa são inúmeros. Os princípios de prevenção estão diretamente relacionados a outros indicadores da empresa, como gastos, reputação, engajamento, produtividade e organização.


Há uma série de medidas para implementar a segurança do trabalho na empresa. Uma vez aceito, sua empresa alcançará um ambiente de trabalho mais seguro, satisfatório e eficiente em todos os aspectos. Em muitos casos, ações básicas podem contribuir para melhorar o cenário interno da empresa.


Veja como sua empresa pode começar:


1. Forneça treinamento aos funcionários


Este é o ponto de partida para garantir a eficácia de qualquer medida que vise a segurança do trabalho. Os funcionários devem ser devidamente instruídos e preparados para agir de maneira adequada para mantê-los seguros em todos os momentos.


Nesse sentido, é muito importante estabelecer um cronograma de treinamento em que sejam demonstrados os principais riscos aos quais os funcionários estão expostos e as formas de mitigá-los.


2. Desenvolva uma análise de risco


Outra medida essencial para a segurança do trabalho é a análise permanente de todos os riscos associados às atividades. Para empresas que lidam com transporte, por exemplo, é necessário coletar informações sobre a ocorrência de acidentes e furtos de veículos.


Também é importante estar atento à necessidade de repouso e ao cumprimento das normas de trânsito e segurança, para que os condutores tenham consciência da sua responsabilidade e dos riscos a ela associados.


3. Não deixe os eventos sem uma solução adequada


Esse é um dos erros mais comuns que as empresas cometem ao lidar com riscos. Em muitos casos, pequenos problemas com pouco impacto acabam sendo adiados.


Tal postura é absolutamente prejudicial. O ideal é que, por menor que seja o problema, ele seja tratado rapidamente para que não se agrave e, essencialmente, não afete a segurança no trabalho.


4. Avalie a qualidade do trabalho


Para ser efetiva, a cultura de segurança do trabalho precisa ser constantemente avaliada. Os colaboradores devem ser analisados ​​de forma que pontos de atenção sejam identificados e medidas necessárias sejam tomadas.


5. Certifique-se de que os funcionários estão cumprindo as recomendações


Como já mencionado, não adianta instruir bem os funcionários e estabelecer uma ampla cultura de segurança do trabalho se tudo isso não for objeto de revisão contínua.


Por isso, também é necessário que os gestores e dirigentes verifiquem constantemente a atividade, certifiquem o uso de EPI, o cumprimento da jornada de trabalho e, em geral, o cumprimento das normas internas e externas.


Conheça a GRS+Núcleo


Somos especialistas em saúde ocupacional e podemos desenvolver a análise da gestão de riscos em saúde da sua empresa, gerando relatórios que proporcionam informações essenciais para implantação de programas com o objetivo de melhorar essa área. Entre em contato conosco e saiba mais!

58 visualizações0 comentário
bottom of page