A saúde e segurança do trabalho são um conjunto de medidas que visam reduzir a incidência de acidentes, doenças ocupacionais e proteger a integridade dos trabalhadores. A legislação brasileira determina que as empresas cumpram as Normas Regulamentadoras (NR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para garantir a saúde de seus funcionários.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 2,3 milhões de pessoas morrem no mundo e 300 milhões ficam feridas devido a acidentes de trabalho todos os anos. 20 pessoas morrem a cada 5 minutos.
Por causa dos dados alarmantes, mais órgãos e empresas — públicas e privadas, com e sem fins lucrativos — estão trabalhando para garantir que as técnicas de segurança do trabalho sejam implementadas. Além da redução de acidentes, outros benefícios podem ser obtidos com isso.
Siga a leitura e saiba mais sobre este assunto importantíssimo!
Como implantar uma cultura de segurança no trabalho?
Os benefícios que a Segurança do Trabalho pode trazer para qualquer empresa são inúmeros. Os princípios de prevenção estão diretamente relacionados a outros indicadores da empresa, como gastos, reputação, engajamento, produtividade e organização.
Há uma série de medidas para implementar a segurança do trabalho na empresa. Uma vez aceito, sua empresa alcançará um ambiente de trabalho mais seguro, satisfatório e eficiente em todos os aspectos. Em muitos casos, ações básicas podem contribuir para melhorar o cenário interno da empresa.
Veja como sua empresa pode começar:
1. Forneça treinamento aos funcionários
Este é o ponto de partida para garantir a eficácia de qualquer medida que vise a segurança do trabalho. Os funcionários devem ser devidamente instruídos e preparados para agir de maneira adequada para mantê-los seguros em todos os momentos.
Nesse sentido, é muito importante estabelecer um cronograma de treinamento em que sejam demonstrados os principais riscos aos quais os funcionários estão expostos e as formas de mitigá-los.
2. Desenvolva uma análise de risco
Outra medida essencial para a segurança do trabalho é a análise permanente de todos os riscos associados às atividades. Para empresas que lidam com transporte, por exemplo, é necessário coletar informações sobre a ocorrência de acidentes e furtos de veículos.
Também é importante estar atento à necessidade de repouso e ao cumprimento das normas de trânsito e segurança, para que os condutores tenham consciência da sua responsabilidade e dos riscos a ela associados.
3. Não deixe os eventos sem uma solução adequada
Esse é um dos erros mais comuns que as empresas cometem ao lidar com riscos. Em muitos casos, pequenos problemas com pouco impacto acabam sendo adiados.
Tal postura é absolutamente prejudicial. O ideal é que, por menor que seja o problema, ele seja tratado rapidamente para que não se agrave e, essencialmente, não afete a segurança no trabalho.
4. Avalie a qualidade do trabalho
Para ser efetiva, a cultura de segurança do trabalho precisa ser constantemente avaliada. Os colaboradores devem ser analisados de forma que pontos de atenção sejam identificados e medidas necessárias sejam tomadas.
5. Certifique-se de que os funcionários estão cumprindo as recomendações
Como já mencionado, não adianta instruir bem os funcionários e estabelecer uma ampla cultura de segurança do trabalho se tudo isso não for objeto de revisão contínua.
Por isso, também é necessário que os gestores e dirigentes verifiquem constantemente a atividade, certifiquem o uso de EPI, o cumprimento da jornada de trabalho e, em geral, o cumprimento das normas internas e externas.
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