Buscar
  • fernandorusso9

Avaliação ergonômica: qual sua importância?


Algumas atividades exigem que o funcionário faça esforços físicos mais intensos, como carregar peso ou descarregar grandes volumes. Com o tempo, a intensidade do trabalho pode resultar em lesões e problemas de saúde, principalmente quando não há equipamentos de segurança para executar o trabalho.


A avaliação ergonômica é um documento que atesta condições de trabalho seguras dentro do ambiente da empresa. Os profissionais que emitem a avaliação avaliam se o maquinário e demais instalações da companhia não apresentam riscos aos colaboradores.


Enquanto o funcionário estiver prestando serviços para a companhia, é importante que ele fique seguro. Além disso, investir em equipamentos internos da companhia que tragam o bem-estar para o trabalhador diminui as chances de aparecimento de lesões.


Tipos de Avaliação ergonômicas

De acordo com o ambiente e ocupação, podem ser emitidos os seguintes tipos de avaliações:

  • Avaliação ergonômica do Objeto

  • Avaliação ergonômica do Posto de Trabalho

  • Avaliação ergonômica Funcional

Todos eles devem ser feitos levando em conta a Norma Reguladora 17, um conjunto de regras para a adequação da empresa às características psicofisiológicas dos colaboradores.


Por que solicitar a avaliação técnica e emitir a avaliação ergonômica?

Muitas empresas acreditam que oferecer materiais básicos de trabalho é essencial para que colaboradores consigam exercer funções. Porém, é necessário investir em equipamentos seguros e eficientes para prevenir problemas de saúde e lesões. Além disso, contratar um profissional para expedir a avaliação ergonômica evita problemas futuros.


Alguns trabalhadores podem desenvolver problemas de saúde e relacioná-los com a atividade exercida na companhia. Ter a avaliação ergonômica é uma garantia de que a estrutura e equipamentos internos da empresa não apresentaram riscos aos colaboradores durante o período de trabalho, diminuindo os riscos de arcar com indenizações e multas.


A avaliação também é fundamental na rotina de segurança do trabalho, já que há um acompanhamento para diminuir acidentes e melhorar as condições de trabalho.


Viu como a emissão da avaliação ergonômica é essencial para proteger a empresa e o funcionário? Envie uma mensagem e tire outras dúvidas sobre o serviço.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo