A avaliação ergonômica é obrigatória em todas as empresas na qual os colaboradores realizam atividades que os expõem a risco, que faz levantamento ou transporte de materiais ou que realiza esforços repetitivos.
Consiste em um documento que é elaborado após a solicitação por parte de um juiz em causas trabalhistas. Por meio dele, o magistrado pode identificar qual é a estrutura oferecida pela organização, verificando se há condições que podem causar danos à saúde do trabalhador, gerados por doenças ocupacionais.
Existem três tipos de avaliações ergonômicas conhecidas, que podem ser definidas conforme seus objetivos específicos. São elas:
Avaliação ergonômica do Objeto
Avaliação ergonômica do Posto de Trabalho
Avaliação ergonômica Funcional
Esses três tipos são parte importante da elaboração do que é chamado de Avaliação Consciente, que considera a ergonomia um fenômeno importante presente no dia a dia das pessoas, prevenindo riscos das mais variadas naturezas.
Sendo obrigatório e, quando uma empresa sofre uma ação de fiscalização e ela não possui nenhuma ação nesse sentido, a mesma é notificada e precisa apresentar uma elaboração da análise ergonômica do trabalho.
Se você tem alguma dúvida, entre em contato conosco.
Comments