Buscar
  • fernandorusso9

Avaliação Ergonômica do Trabalho - AET : qual a importância para a empresa?

A avaliação ergonômica é obrigatória em todas as empresas na qual os colaboradores realizam atividades que os expõem a risco, que faz levantamento ou transporte de materiais ou que realiza esforços repetitivos.


Consiste em um documento que é elaborado após a solicitação por parte de um juiz em causas trabalhistas. Por meio dele, o magistrado pode identificar qual é a estrutura oferecida pela organização, verificando se há condições que podem causar danos à saúde do trabalhador, gerados por doenças ocupacionais.


Existem três tipos de avaliações ergonômicas conhecidas, que podem ser definidas conforme seus objetivos específicos. São elas:

  1. Avaliação ergonômica do Objeto

  2. Avaliação ergonômica do Posto de Trabalho

  3. Avaliação ergonômica Funcional

Esses três tipos são parte importante da elaboração do que é chamado de Avaliação Consciente, que considera a ergonomia um fenômeno importante presente no dia a dia das pessoas, prevenindo riscos das mais variadas naturezas.

Sendo obrigatório e, quando uma empresa sofre uma ação de fiscalização e ela não possui nenhuma ação nesse sentido, a mesma é notificada e precisa apresentar uma elaboração da análise ergonômica do trabalho.

Se você tem alguma dúvida, entre em contato conosco.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo