Saúde mental é um assunto que tem sido muito discutido ultimamente. Especialmente neste momento delicado que estamos vivendo, é preciso ter preocupação constante com transtornos mentais, especialmente ansiedade e depressão.
Manter a saúde mental no ambiente de trabalho é extremamente importante, já que colaboradores ansiosos e estressados tendem a ficar mais improdutivos, o que pode gerar sérios prejuízos para a instituição, isso sem contar os efeitos na saúde do indivíduo.
O que muita gente não sabe é que o RH tem um papel essencial na saúde mental do colaborador. Cabe a esse setor pensar nas melhores táticas para manter o clima organizacional leve, desencadeando um ambiente de trabalho acolhedor e que incentive os colaboradores a serem mais produtivos.
Mais de 18 milhões de brasileiros estão ansiosos e, em junho de 2019, o País entrou para a lista de países com maior número de pessoas que possuem ansiedade no mundo, de acordo com a OMS.
Além disso, transtornos como ansiedade e depressão são a principais causas de afastamento do trabalho, além da síndrome de Burnout.
Com a pandemia, muitas empresas aderiram ao Home Office. A situação estressante e as notícias negativas deixaram muitos colaboradores estressados, ansiosos e depressivos. Remotamente, é mais difícil garantir que todos estão bem e plenamente satisfeitos.
Alguns fatores que podem levar os colaboradores a ficarem ansiosos e desfocados são:
Cobrança intensa por metas inatingíveis;
Estímulo à competitividade;
Assédio moral;
Jornadas de trabalho exaustivas;
Clima organizacional estressante;
Ameaças constantes de demissão;
Falta de comunicação e má gestão;
Grande volume de trabalho;
Falta de flexibilidade.
O confinamento e o isolamento social pode mexer muito com a saúde mental de um indivíduo e, com o estresse da crise, esses transtornos estão cada vez mais comuns. E isso pode ser observado a partir de uma pesquisa da MindMiners feita em junho de 2020.
Dentre os 1000 entrevistados:
82% estavam preocupados ou muito preocupados com a própria contaminação pela COVID-19;
47% estavam sentindo estresse mental na semana da entrevista;
48% disseram que sentiam falta de conviver com os colegas de trabalho.
Por isso, existem algumas ações que o RH pode tomar para melhorar a saúde mental dos colaboradores mesmo de forma remota, como:
Uso de ferramentas tecnológicas, que tem o objetivo de manter um canal de comunicação aberto entre as equipes e facilitar o trabalho diário;
Adequação e flexibilização das rotinas de acordo com o Home Office, já que a realidade pessoal de cada colaborador é diferente;
Estimular o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
Adequação do espaço de trabalho, a sua empresa pode enviar os equipamentos corretos para o trabalho home office.
Precisa de ajuda para saber quais as melhores medidas que sua empresa pode tomar para melhorar a saúde mental dos colaboradores? Entre em contato conosco e baixe um E-book exclusivo com o passo a passo definitivo para o retorno das atividades!
Comments