top of page
  • fernandorusso9

5 dicas para cuidar do bem-estar dos funcionários

A adoção de medidas de saúde nas empresas torna-se cada vez mais necessária devido à crescente preocupação com o bem-estar dos colaboradores. Nos últimos anos, pesquisas comprovaram que garantir a qualidade de vida dos funcionários é a melhor opção para quem procura uma força de trabalho comprometida e eficiente.


As ferramentas de gestão de recursos humanos permitem uma maior integração entre todos os setores, facilitando a avaliação regular e diagnósticos precisos da satisfação dos seus profissionais.


Organizações de alto desempenho são aquelas que investem consistentemente na qualidade de vida de seus colaboradores. Devido às contínuas mudanças no ambiente organizacional e às exigências do mercado, manter e engajar sua equipe de trabalho tornou-se um grande desafio.


Separamos algumas dicas para ajudá-lo a melhorar o bem-estar de seus funcionários e mantê-los sempre na melhor forma. Então, leia e aproveite!


5 maneiras de melhorar o bem-estar dos funcionários


É muito importante que seus funcionários se sintam satisfeitos. Está comprovado que a implementação de políticas de saúde melhora o desempenho coletivo. Isso produz maior produtividade e, consequentemente, maiores lucros.


Aqui estão algumas ideias para criar um ambiente saudável para todos, veja abaixo!


1. Desenvolva hábitos saudáveis


O primeiro passo para melhorar o bem-estar dos colaboradores é criar uma política de incentivo a hábitos saudáveis ​​no dia a dia. Portanto, é importante estar ciente de que a saúde física também tem impacto na produtividade e nos resultados dos funcionários.


Nesse sentido, pessoas ativas, que se exercitam com frequência e comem adequadamente, tendem a se sentir com mais energia. Portanto, é importante incluir ações que promovam uma vida saudável. Dessa forma, é possível utilizar diversos procedimentos, como:


  • construir bicicletários;

  • ambiente para atividades físicas;

  • programas de ginástica laboral;

  • parcerias com academias;

  • fornecer frutas e lanches saudáveis.


2. Foco na saúde mental


Também é importante adotar programas com foco na saúde mental, para criar uma cultura de respeito e valorização aos colaboradores. Além disso, vale apostar em benefícios, como atendimento de saúde mental e capacitação em desenvolvimento pessoal.


A cultura do feedback também é um recurso importante para reconhecer profissionais e ajudá-los a ganhar confiança. Porém, neste caso, é importante que o gestor tenha uma comunicação clara e não violenta, que queira sempre motivar e incentivar a equipe a melhorar, respeitando tudo o que foi bem feito até aqui.


3. Evite estresse e demandas excessivas


Demandas excessivas, conflitos e processos rígidos contribuem para o estresse dos funcionários, que pode levar a males emocionais e físicos, além de desmoralizar a equipe. Por isso, é importante que o RH busque melhorar o ambiente de trabalho e dar mais autonomia aos profissionais.


Uma boa dica é estabelecer intervalos para relaxar, comer e socializar para aliviar o estresse do dia. Nesse caso, vale a pena investir em salas com jogos ou outros recursos que estimulem a criatividade e diminuam o estresse geral no ambiente organizacional.


O ideal é que as exigências sejam mantidas de acordo com as limitações de cada profissional. Nesse sentido, também é oportuno investir em treinamentos e cursos para aumentar a eficiência dos processos e auxiliar no desenvolvimento da inteligência emocional.


4. Desenvolva bons planos de carreira


Para que os colaboradores se sintam motivados e respeitados, eles precisam enxergar que a empresa oferece oportunidades de crescimento pessoal e profissional e que podem alcançar novas áreas dentro da organização.


Quando um funcionário está estagnado, ele acaba perdendo a motivação, o que pode levar ao aumento da rotatividade, além da diminuição da produtividade e dos resultados.


É importante investir em programas de treinamento e desenvolvimento, ajudando a equipe a perceber seus pontos fortes e desenvolver novas habilidades.


5. Adote rotinas flexíveis


A mudança introduzida nas maiores empresas do país é a flexibilização dos processos de trabalho, que permitem que os funcionários gerenciem a si mesmos e cumpram suas responsabilidades da maneira que veem com mais eficácia.


Mas isso não significa que o trabalhador não tenha apoio ou controle. Ele apenas tem mais autonomia para fazer seu trabalho de uma maneira que faça sentido para o seu perfil.


Abraçando a flexibilidade, a empresa valoriza os profissionais como pessoas diferentes e com características únicas. Assim, alguns trabalhadores optam por acordar cedo e iniciar o trabalho pela manhã, enquanto outros são mais produtivos à noite e têm dificuldade para levantar cedo.


Conte com quem entende do assunto!


A GRS+ Núcleo é especializada na área de segurança e saúde no ambiente de trabalho, promovendo uma lista completa e detalhada das demandas e necessidades para a sua empresa proporcionar maior bem-estar para os colaboradores.


Para saber mais sobre nosso trabalho, entre em contato com a nossa equipe e não perca as novidades!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page